4 de setembro

31ª Viagem Apostólica: Papa Francisco a caminho de Moçambique

O Pontífice deu início à sua 31ª Viagem Apostólica; o Santo Padre percorrerá mais de sete mil km até a capital moçambicana, Maputo

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco embarcou, nesta quarta-feira, 4, em avião rumo a Moçambique/ Foto: Vatican Media

O Papa Francisco embarcou, na manhã desta quarta-feira, 4, no avião da companhia de bandeira italiana rumo a Maputo, capital de Moçambique, dando início à sua 31ª viagem apostólica, que o levará também a Madagascar e Maurício.

Leia mais
.: Igreja de Moçambique aguarda chegada do Papa ao país

São cerca de 10h30 de voo para percorrer 7.836 quilômetros até a capital moçambicana. O avião papal sobrevoará, além da Itália, mais oito países: Grécia, Egito, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Tanzânia, Malauí e Zâmbia. A chegada está prevista às 18h30 locais.

No aeroporto, o Pontífice será acolhido pelo presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e pela primeira-dama. Duas crianças vestidas com trajes tradicionais oferecerão flores ao Papa. Também estarão presentes um grupo de fiéis e demais autoridades civis e eclesiásticas. Depois da execução dos hinos e das honras militares, haverá a apresentação das delegações e a saudação aos bispos de Moçambique. Não estão previstos discursos.

Papa Francisco durante embarque/ Foto: Vatican Media

Leia mais:
.: Papa Francisco confia a Nossa Senhora sua viagem à África
.: Vaticano publica programa de viagem do Papa a Moçambique
.: Cardeal Parolin: na África o Papa será testemunha de esperança 

Do aeroporto, Francisco percorrerá mais 7 quilômetros de papamóvel até a nunciatura apostólica, onde pernoitará durante sua visita ao país. As atividades oficiais do Papa terão início na quinta-feira, 5, com a visita de cortesia ao presidente no palácio presidencial “Ponta Vermelha” e o encontro com as autoridades, com a sociedade civil e o corpo diplomático.

O encontro com 12 migrantes

Antes de deixar sua residência, a Casa Santa Marta, o Papa recebeu 12 pessoas acolhidas pelo Centro Astalli e pela Comunidade de Santo Egídio, provenientes de Moçambique, Madagascar e Maurício. O grupo estava acompanhado pelo Esmoleiro, cardeal Konrad Krajewski.

Consolidar a reconciliação

Com um tuíte, Francisco convidou os fiéis a se unirem a ele em oração, para que “Deus, Pai de todos, consolide em toda a África a reconciliação fraterna, única esperança para uma paz sólida e duradoura”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo