Arcebispo pede trégua para a visita do Papa ao México

O pedido de trégua feito pelo Arcebispo de Leon, Dom José Guadalupe Martin Rabago, aos narcotraficantes de droga foi acolhido. Um grupo, que se supõe pertencer ao crime organizado deixou à vista 11 cobertas em sete municípios de Guanajuato para mostrar que aceitaram o pedido do Arcebispo, feito em 22 de janeiro.

O Arcebispo convidou os criminosos a banir a violência durante a visita do Papa Bento XVI ao México, que será realizada de 23 a 26 de março. Mas, segundo a imprensa local que refere fontes da Procuradoria do Estado, o grupo criminoso teria aceitado o pedido de trégua para impedir as ações de um grupo rival do cartel da droga em Guanajuato.

Em 22 de janeiro, Dom Martin Rabago fez o pedido aos membros do crime organizado: “Vocês devem colaborar considerando que muitas pessoas virão para um ato ao qual se deve o máximo respeito. Vocês não devem tirar vantagem fazendo coisas que levariam a uma experiência de dor e morte”.

Não é a primeira vez que a Igreja Católica mexicana pede trégua aos traficantes. Em dezembro de 2010, o Cardeal Juan Sandoval Iniguez fez o pedido duas vezes. Em agosto passado, a Conferência Episcopal Mexicana pediu para que fosse realizada, de maneira pacífica, a peregrinação das relíquias de João Paulo II ao país.

Em 28 de janeiro, o Núncio Apostólico no México, Dom Christophe Pierre, declarou que a Igreja não pediu uma trégua, mas “uma mudança de mentalidade”. O mesmo apelo foi feito pelo secretário-geral da Conferência Episcopal Mexicana, Dom Victor Rene Rodriguez Gómez, Bispo Auxiliar de Texcoco.

Leia mais
.: Aulas serão suspensas durante visita do Papa ao México

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo