Religiosos contribuem para construir mundo melhor, defende Papa

O Papa Bento XVI encontrou-se com 15 representantes da Comunidade Muçulmana da Alemanha na manhã desta sexta-feira, 23. Em seu discurso, o Pontífice destacou a importância das pessoas religiosas para a sociedade.

Enquanto homens religiosos, nós oferecemos a nossa particular contribuição para a construção de um mundo melhor, reconhecendo, ao mesmo tempo, a necessidade, para a eficácia da nossa ação, de crescer no diálogo e estima recíproca”, indicou.

Ele também ressaltou que a Igreja Católica está comprometida para que “seja dado o justo reconhecimento à dimensão pública do pertencimento religioso. […] É preciso, contudo, atentar para que o respeito pelo outro seja sempre mantido. O respeito recíproco cresce somente sobre a base de entendimento sobre alguns valores inalienáveis, próprios da natureza humana, sobretudo a inviolável dignidade de cada pessoa”.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI à Comunidade Muçulmana


Bento XVI apontou que a sociedade não pode se sustentar a
longo prazo sem um consenso sobre valores éticos fundamentais.

“Penso que seja possível uma colaboração fecunda entre cristãos e muçulmanos. E, desse modo, contribuamos para a construção de uma sociedade que, sob muitos aspectos, será diferente daquele que trazemos conosco do passado. Enquanto homens religiosos, a partir das respectivas convicções, possamos dar um testemunho importantes em muitos setores cruciais da vida social. Penso, por exemplo, na proteção da família fundada sobre o matrimônio, no respeito à vida em todas as fases do seu natural decurso ou na promoção de uma mais ampla justiça social”.

Nesse sentido, destacou a importância de se celebrar uma Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e justiça do mundo. “E desejamos fazer isso no próximo 27 de outubro, a 25 anos do histórico encontro de Assis, guiado pelo meu Predecessor, o Beato João Paulo II“, recordou.

Muçulmanos

O Papa considerou Berlim um lugar oportuno para tal encontro não somente porque ali se encontra a mesquita mais antiga do solo alemão, mas também porque a cidade acolhe o maior número de muçulmanos com relação a todas as outras cidades da Alemanha. A partir dos anos 70, a presença de numerosas famílias muçulmanas tornou-se sempre mais um traço distintivo do país.

“Será, todavia, necessário comprometer-se constantemente para um melhor recíproco conhecimento e compreensão. […] Muitos muçulmanos atribuem grande importância à dimensão religiosa. Isso, muitas vezes, é interpretado como uma provocação em uma sociedade que tende a marginalizar esse aspecto ou a admiti-lo somente na esfera das escolhas individuais de cada um”, comentou.

 

Itinerário da sexta-feira

O primeiro compromisso do Papa é com cerca de 15 Representantes das Comunidades Muçulmanas presentes na Alemanha, aos quais o Santo Padre dirige um discurso. O encontro acontece na Nunciatura Apostólica de Berlim, às 9h (hora local – 4h no horário de Brasília), após o Pontífice celebrar a Missa privada e saudar os colaboradores da Nunciatura. Ao final, o Papa dirige-se ao Aeroporto de Berlin-Tegel, de onde parte em direção a Erfurt.

Bento XVI chega no Aeroporto de Erfurt às 10h45 (hora local – 5h45 no horário de Brasília), onde é acolhido pelo Bispo, Dom Joachim Wanke, e outras autoridades civis e religiosas. Logo depois, dirige-se à Catedral da cidade, dedicada à Santa Maria. Após a adoração ao Santíssimo Sacramento e veneração do Relicário de São Bonifacio, em uma sala contígua, saúda 15 professores de Teologia na Universidade de Erfurt e assina o Livro de Ouro da Turíngia e da cidade de Erfurt na presença do Presidente e do Prefeito. Então, presta homenagem diante do túmulo do Bispo Hugo Aufderbeck. Depois, entra novamente na Igreja e venera a antiga estátua de Nossa Senhora Sedes Sapientiae. Ao deixar a Catedral, dirige-se para o antigo Convento dos Agostinianos, onde Lutero iniciou seu caminho teológico.

Na Sala do Capítulo do Convento dos Agostinianos (Augustinerkloster) de Erfurt, às 11h45 (hora local – 6h45 no horário de Brasília), encontra-se com os representantes do Conselho Igreja Evangélica Alemã (Evangelische Kirche in Deutschland, EKD). É acolhido pelo Presidente da Igreja Evangélica Alemã, pastor Nikolaus Schneider, e pelo Presidente da Igreja Evangélica da Turíngia, Katrin Göring-Eckardt, juntamente com 15 representantes do Conselho da EKD. Após a saudação dos representantes evangélicos, Bento XVI pronuncia um discurso aos presentes.

Às 12h20 (hora local – 7h20 no horário de Brasília), no ex-Convento dos Agostinianos, o Santo Padre participa da Celebração Ecumênica com a Igreja Evangélica na Alemanha. A celebração inicia com um canto, a oração inicial e a recitação de um Salmo lido pelo Bispo evangélico, professor Friedrich Weber, na tradução alemã de Martinho Lutero. Após a saudação da presidente do Sínodo da EKD, Katrin Göring-Eckhardt, o Papa recita a Oração pela Unidade dos Cristãos e o presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, lê a oração sacerdotal de Jesus: “Que todos sejam um” (Jo 17, 1.20-23). O Papa pronuncia um discurso aos presentes.

Após a oração dos fiéis e a oração do Pai Nosso, o presidente do Conselho da EKD invoca a bênção aronítica e, logo depois, o Papa concede a bênção na forma trinitária. Concluída a Celebração Ecumênica, Bento XVI encaminha-se para o Seminário de Erfurt, onde, às 13h20 (hora local – 8h20 no horário de Brasília), almoça com os membros do Séquito papal.

Às 16h30 (hora local – 11h30 no horário de Brasília), Bento XVI deixa o Seminário de Erfurt e encaminha-se para o aeroporto da cidade, de onde dirige-se via helicóptero para a cidade de Etzelsbach. Na chegada, vai em direção ao Santuário de Etzelsbach, conhecido como Wallfahrtkapelle (Capela da peregrinação). Antes de presidir a celebração das Vésperas Marianas na esplanada em frente ao pequeno Santuário, o Papa andará de papamóvel em meio aos fiéis reunidos no campo da Wallfahrtkapelle. A celebração mariana inicia às 17h45 (hora local – 12h45 no horário de Brasília) e, após a saudação introdutória do Bispo de Erfurt, Dom Joachim Wanke, e da recitação das Vésperas, Bento XVI pronuncia um discurso.

Ao final da celebração das Vésperas marianas, após a Adoração Eucarística e a Bênção conclusiva, o Santo Padre venera a imagem milagrosa de Etzelsbach. Do heliporto da cidade, o Papa retorna para Erfurt, às 19h (hora local – 14h no horário de Brasília). Ao chegar, dirige-se para o Seminário, para o jantar em privado.

 

Leia mais
.: Programa oficial da visita
.: Todas as notícias sobre a visita do Papa à Alemanha

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo