Papa pede orações para que visita à Alemanha seja frutuosa

Após a Santa Missa, na cidade de Erfurt, neste sábado, 24, o Papa Bento XVI se dirigiu ao sudoeste da Alemanha, para a cidade de Friburgo, onde deve participar de diversos compromissos até o domingo.

Logo após sua chegada, o Santo Padre visitou a Catedral de Friburgo, dedicada a Nossa Senhora. A Igreja, em estilo gótico, foi construída em 350 anos, e conta com uma torre de 116 metros. É sede paroquial e desde 1821 sede do arcebispado. O atual Arcebispo, Dom Robert Zollitsch, é Presidente da Conferência Episcopal Alemã.

Em seguida, Bento XVI fez uma pequena saudação aos cidadãos presentes. Ele disse estar feliz por sua visita à cidade, agradeceu o cordial acolhimento e destacou o motivo de sua visita. “Como Sucessor do Apóstolo Pedro, a quem o Senhor deu o encargo de confirmar os irmãos, de boa vontade vim ter convosco também, para rezarmos juntos, proclamar a palavra de Deus e celebrar a Eucaristia”.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Saudação de Bento XVI

O Santo Padre pediu orações para que a visita seja frutuosa, “para que Deus confirme a nossa fé, revigore a nossa esperança e aumente o nosso amor”. “Oxalá nos tornemos de novo, nestes dias, cientes de quanto Deus nos ama e de como Ele é bom, para colocarmos, com plena confiança, nas suas mãos o nosso próprio ser e tudo o que faz mover o nosso coração e é importante para nós. N’Ele, o nosso futuro está assegurado. Ele dá sentido à nossa vida e pode levá-la à plenitude”, concluiu.

Em seguida, o Papa se dirigiu ao Seminário de Friburgo, onde participará de inúmeros compromissos. O primeiro será o encontro com o ex-chanceler Helmut Kohl, logo após, o Papa se encontrará com representantes das Igrejas Ortodoxas, depois terá um encontro com os seminaristas e, mais tarde, se encontrará com o Conselho do Comitê Central dos Católicos Alemães (ZDK).

Ainda neste sábado, Bento XVI participará de uma Vigília de Oração com os jovens na Feira de Friburgo.

Friburgo é uma cidade com cerca de 200 mil habitantes, com séculos de história e tradição que tem desenvolvido, a partir dos anos 60, uma política “verde”. Automóveis não circulam na área urbana central; outros meios de transporte, como bondes e bicicletas, têm prioridade. As ruas interiores são ligadas arquitetonicamente mediante um sistema de canais de água (usados antigamente como reserva em caso de incêndio), que circulam pelas ruas, valorizando o espaço público. Cidade mais quente e ensolarada da Alemanha, é considerada como centro de excelência em termos de qualidade de vida.

Em 1520, Friburgo se opôs à Reforma Protestante e se tornou um baluarte católico na região do Alto Reno. A cidade abriga desde 1547 a renomada universidade “Albert-Ludwig”, que em sua longa história foi administrada pelos padres jesuítas e, ainda hoje, é muito procurada em razão da qualidade do seu ensino e pesquisa.

Leia mais
.: Programa oficial da visita
.: Todas as notícias sobre a visita do Papa à Alemanha

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo