Entrevista

Oito anos do fim do pontificado de Bento XVI: "Não há dois Papas"

Papa Emérito concedeu uma entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera sobre a sua renúncia

Da redação, com Vatican News

Papa Emérito Bento XVI /Foto: Sven Hoppe – Pool via REUTERS

Há oito anos, a Igreja Católica vivia o fim do pontificado de Bento XVI. A renúncia aconteceu no dia 11 de fevereiro de 2013. O Papa Emérito Bento XVI ficou por quase 8 anos à frente da Igreja.

Por ocasião da data, o prelado concedeu uma entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera. Segundo o Pontífice, a renúncia foi uma “escolha difícil”, mas feita “em plena consciência”. “Acredito que fiz muito bem”, destacou. Bento XVI reforçou também: “Não há dois Papas”.

Leia também
.: Em entrevista, Bento XVI afirma: “O Papa é um só, Francisco”
.: Em entrevista, Bento XVI comenta sua relação com o Papa Francisco

Desmentindo teorias conspiratórias

Bento XVI repetiu então que o motivo foi por razões de velhice. A afirmação desmente “teorias conspiratórias” por trás da decisão de deixar a Cátedra de Pedro.

“Alguns de meus amigos um tanto ‘fanáticos’ ainda estão irritados, eles não quiseram aceitar a minha escolha. Acreditam nas teorias de conspiração: alguns disseram que foi por causa do escândalo Vatileaks, outros por causa de um complô da lobby gay, outros ainda por causa do caso do teólogo conservador Lefebvrian Richard Williamson. Eles não querem acreditar em uma escolha feita conscientemente. Mas minha consciência está limpa”.

Oração por Francisco no Iraque

O Papa Emérito também falou sobre a iminente viagem do Papa ao Iraque. “Creio que seja uma viagem muito importante”, frisou. “Infelizmente estamos em um momento muito difícil que torna a viagem perigosa: por razões de segurança e por causa da Covid-19. E também pela situação instável do Iraque. Acompanharei Francisco com minha oração”.

Leia mais
.: Vaticano divulga programação da viagem do Papa ao Iraque
.: Anunciado encontro do Papa com Aiatolá Ali al Sistani no Iraque
.: Viagem do Papa ao Iraque é histórica, diz bispo que coordena a visita

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo