Saudação

Papa envia videomensagem a poloneses por canonização de JPII

Na mensagem, Francisco destaca que João Paulo II continua a ser inspiração para a humanidade

Jéssica Marçal
Da Redação

papa francisco

Francisco gravou mensagem em vídeo em que destaca a santidade de João Paulo II / Foto: Arquivo

Às vésperas da canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII, o Papa Francisco enviou uma mensagem aos fiéis da Polônia, país natal de João Paulo II. No texto, o Santo Padre enfatiza que o beato polonês continua a inspirar os fiéis de hoje com os seus escritos, palavras, gestos e sofrimento vivido com esperança heroica. A mensagem foi publicada, nesta sexta-feira, 25, no boletim da Santa Sé.

Leia também
.: Francisco destaca santidade de João XXIII: dom para a Igreja
.: Mensagem aos poloneses por ocasião da canonização de JPII

O Pontífice manifesta felicidade por ter sido chamado a proclamar a santidade de João Paulo II. Ele também revela gratidão ao beato pelo serviço incansável e testemunho de santidade.

Citando as palavras de Bento XVI, na homilia de beatificação de João Paulo II, há três anos, Francisco recorda como o beato polonês era um exemplo vivo de tudo aquilo que ele pedia e ensinava. “Aquilo que João Paulo II pedia a todos, isso é, de não ter medo e escancarar as portas a Cristo, ele mesmo o fez primeiro”.

Ele também destaca que, antes de percorrer as estradas do mundo, Karol Wojtyla cresceu a serviço de Cristo e da Igreja, primeiramente na Polônia. Lá, ele formou o seu coração, que depois se ampliou em dimensão universal. Segundo Francisco, todos foram enriquecidos com o dom de João Paulo II, de forma que o futuro santo continua a ser inspiração para a humanidade.

“Espero que a canonização de João Paulo II, e também de João XXIII, dê um novo impulso ao cotidiano e trabalho perseverante da Igreja na vossa pátria. Alegra-me o fato de que, se Deus quiser, daqui a dois anos, visitarei, pela primeira vez, o vosso país por ocasião da Jornada Mundial da Juventude”, escreve o Papa aos fiéis poloneses.

Francisco encerra a mensagem convidando todos a viverem profundamente a canonização desses dois beatos. Lembrando que, graças aos meios de comunicação, muitas pessoas que não forem a Roma poderão acompanhar esse grande evento, Francisco deixou seu agradecimento aos jornalistas que farão a cobertura desse momento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo