Preparação para 2023

Símbolos da JMJ iniciam peregrinação na Espanha

Jovens de Portugal entregaram aos jovens da Espanha a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora na Fronteira de Vilar Formoso

Da redação, com JMJ Lisboa 2023

Símbolos da JMJ durante peregrinação/ Foto: JMJ Lisboa 2023

Jovens de Portugal e da Espanha passaram neste domingo, 5, a fronteira de Vilar Formoso com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O ato marca o início da peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora pelas dioceses espanholas.

Leia também
.: Hino da JMJ 2023 ganha versão em Língua Gestual Portuguesa
.: JMJ 2023: plataformas digitais propõem orações mensais

Para os jovens de Portugal e de Espanha, das dioceses fronteiriças da Guarda e Ciudad Rodrigo, a participação na entrega dos símbolos foi uma forma de criar “mais proximidade”. A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que vai ocorrer em Lisboa, acontece em 2023.

Caminho conjunto

Padre Raúl Tinajero destacou o “caminho conjunto” que Portugal e Espanha estão fazendo de preparação da JMJ. Neste processo, o sacerdote ressaltou a peregrinação dos símbolos como um momento importante. “Terá outro grande momento” no Encontro Europeu de Jovens, em Santiago de Compostela, em agosto de 2022, e o “momento mais importante”, em Lisboa, em 2023, frisou.

“Vai ser um momento para ir carregando as pilhas! Os nossos jovens estão se animando e se preparando para ir todos, com alegria e entusiasmo, a Lisboa”, sublinhou o padre Raúl Tinajero.

Leia também
.: Apresentado o logo oficial da JMJ 2023 em Lisboa
.: Hino oficial da JMJ Lisboa 2023 é lançado em duas versões
.: Divulgada a Oração para a Jornada Mundial da Juventude 2023

Para o padre Filipe Diniz, a peregrinação dos símbolos da JMJ na Espanha durante dois meses é “muito significativa e encorajadora” porque a participação de jovens espanhóis no encontro de Lisboa é “muito importante”.

“É muito importante para nós sentir que os símbolos são da Igreja, e sentimo-lo em Angola, na Polônia e agora em Espanha”, referiu o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, da Conferência Episcopal Portuguesa.

Símbolos

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude vão peregrinar pelas dioceses de Espanha até ao dia 29 de outubro. A conclusão da peregrinação termina em Ayamonte, na diocese de Huelva, com uma Missa, às 18h30, e com uma cerimônia de despedida, que termina com a travessia dos símbolos no rio Guadiana, para Portugal.

Os símbolos da JMJ já peregrinaram pelas dioceses de Angola e da Polônia. Está prevista a peregrinação em Portugal a partir do mês de novembro deste ano até julho de 2023.

Leia também
.: Símbolos da JMJ peregrinarão em Portugal a partir de novembro

A Cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em abril de 1984 e marcou o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo. Em 2000, o mesmo pontífice confiou aos jovens uma cópia do Ícone de Nossa Senhora ‘Maria Salus Populi Romani’.

A cruz de madeira mede 380 cm de altura e pesa 31 kg; os braços medem 175 cm de largura e os painéis em madeira medem 25 cm de largura. O Ícone de Maria mede 118 cm de altura, tem 79 cm de largura e 5 cm de profundidade, pesando 15 Kg.

(Agência Ecclesia)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo