2021 - 2023

Peregrinação dos símbolos da JMJ em Portugal terá duração de dois anos

Algarve acolheu os símbolos da Jornada Mundial da Juventude na última sexta-feira, 29

Da redação, com JMJ Lisboa 2023

Chegada dos símbolos para peregrinação em Portugal /Foto: Agência Ecclesia

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) iniciaram na última sexta-feira, 29, uma peregrinação de dois anos em Portugal. A iniciativa antecipa o encontro internacional promovido pela Igreja Católica. A próxima JMJ acontece em Lisboa entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023.

Os símbolos foram entregues a jovens de Portugal, na Diocese do Algarve, numa travessia simbólica do rio Guadiana. Anteriormente, eles passaram por 44 dioceses espanholas. Os símbolos foram recebidos em Vila Real de Santo Antônio.

Leia mais
.: JMJ Lisboa 2023 ganha itinerário catequético “Rise UP”
.: Apresentado o logo oficial da JMJ 2023 em Lisboa

A delegação portuguesa foi liderada pelo presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, Dom Américo Aguiar, e pelo bispo do Algarve, Dom Manuel Quintas. Os bispos estavam acompanhados pelo padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e responsável pela peregrinação dos símbolos em Portugal, além de outros responsáveis católicos e autárquicos.

Primeiros passos em Portugal

A cruz e o ícone de Nossa Senhora foram levados em procissão para a igreja matriz de Vila Real de Santo Antônio. Na sequência, aconteceu uma vigília de oração presidida pelo bispo do Algarve.

Manuel Quintas saudou os presentes, convidando-os a iniciar uma “peregrinação espiritual”, iluminados pelo simbolismo da cruz de Jesus. O prelado desejou que o próximo mês represente um apelo para que a diocese “cresça em fraternidade”. “A Cruz ganhou as dimensões da largura do Rio Guadiana, uniu as duas margens”, assinalou.

Leia também
.: JMJ 2023: plataformas digitais propõem orações mensais

Padre Filipe Diniz agradeceu a recepção “fantástica” e convidou os jovens católicos a mostrarem a sua fé. “Acreditamos que esta experiência dos símbolos em Portugal vai ser transformadora”, disse.

Padre Agostinho Pinto, pároco de Vila Real de Santo Antônio, destacou a responsabilidade que os jovens desta comunidade assumem por serem os “primeiros destinatários” desta peregrinação.

João Costa, delegado diocesano para a JMJ 2023, deixou votos de os símbolos possam chegar a lugares onde sejam capazes de “fazer a diferença”, na Igreja e na sociedade.

Os dois símbolos, confiados pelo Papa São João Paulo II aos jovens de todo o mundo, vão estar um mês em cada diocese portuguesa, até julho de 2023.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo