Série

Santos Patronos da JMJ 2019: “São João Paulo II, o Papa da juventude”

São João Paulo II, fundador da Jornada Mundial da Juventude, será um dos santos patronos na 32º edição do evento

Julia Beck
Da redação

/ Foto: Canção Nova

Natural da Polônia, São João Paulo II, um dos santos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, foi um dos papas com o maior pontificado da história, tendo estado à frente da Igreja Católica por quase 28 anos. Considerado o “papa da juventude”, São João Paulo II foi, também, um grande propagador da devoção à Virgem Maria.

O primeiro marco de proximidade de São João Paulo II com os jovens foi com a instituição da JMJ, em 1985, quando aconteceu, na Praça São Pedro, um grande encontro por ocasião do Ano da Juventude. A primeira aconteceu, portanto, em 1986, no Domingo de Ramos, em Roma, com o tema “Estais sempre prontos a responder a todo aquele que pedir a razão de vossa esperança” (1 Pedro 3,15). A partir de 1987, com a grande procura dos jovens para o encontro, as jornadas foram organizadas em outros países e a primeira fora da capital italiana aconteceu em Buenos Aires, capital da Argentina.

Leia mais
.: João Paulo II: o Papa que tocou o coração dos jovens

A última JMJ de mobilização internacional, que o santo participou, foi em Toronto, no Canadá, no ano de 2002. Na ocasião, o Papa afirmou que, apesar de sua idade, continuava com as mesmas aspirações e esperanças que os jovens: “Vós sois jovens e o Papa é idoso, e ter 82 ou 83 anos não é a mesma coisa que ter 22 ou 23. Todavia, ele continua a identificar-se plenamente com as vossas esperanças e as vossas aspirações. Juventude de espírito, juventude de espírito! Embora eu tenha vivido no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer de maneira inabalável de que nenhuma dificuldade e nenhum temor são tão grandes a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens”.

São João Paulo II foi canonizado, junto com São João XXIII, pelo Papa Francisco em 27 de abril de 2016, na Festa da Divina Misericórdia. 

Saiba mais sobre São João Paulo II, sua contribuição para a Igreja e para a juventude:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo