Missa de encerramento

O mundo necessita do testemunho da vossa fé, diz Papa aos jovens

Mais de um milhão e meio de jovens participaram da Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, na Espanha.

Com a expressão alegre, o Santo Padre afirmou que ficou edificado com o testemunho da juventude, que permaneceu firme com a chuva na vígilia de ontem e o sol forte deste domingo, 21.

Na homilia, o Santo Padre convidou os jovens a fortalecer a fé e colocar Cristo no centro de suas vidas, em comunhão com a Igreja. “Não se pode, sozinho, seguir Jesus. Quem cede à tentação de seguir ‘por conta própria’ ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de nunca encontrar Jesus Cristo, ou de acabar seguindo uma imagem falsa d’Ele”.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Homilia de Bento XVI
.: Veja fotos da cobertura da JMJ 2011 no Flickr
.: Cobertura da JMJ 2011

Bento XVI afirmou que, atualmente, existem muitas pessoas que tem o desejo de conhecer melhor a Cristo e “pressentem que Ele é a resposta a muitas de suas inquietações pessoais”.

Embora a fé seja um dom de Deus, e não esforço do homem ou de sua razão, é preciso que cada pessoa tome a decisão de estar com Ele.

“A fé não se limita a proporcionar alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas supõe uma relação pessoal com Ele, a adesão de toda a pessoa, com a sua inteligência, vontade e sentimentos, à manifestação que Deus faz de Si mesmo”, destacou o Santo Padre.

O Papa disse ainda que a fé precisa ser partilhada com o próximo. “É impossível encontrar Cristo, e não O dar a conhecer aos outros. Por isso, não guardeis Cristo para vós mesmos. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus”, ressaltou.

O Pontífice concluiu pedindo aos jovens que amem a Igreja, “que vos gerou a fé e vos ajudou a conhecer melhor Cristo”, e os orientou a invistirem na amizade com Ele. “Para o crescimento da vossa amizade com Cristo é fundamental reconhecer a importância da vossa feliz inserção nas paróquias, comunidades e movimentos, bem como a participação na Eucaristia de cada domingo, a recepção frequente do sacramento do perdão e o cultivo da oração e a meditação da Palavra de Deus”.

Ao final da Celebração, o Santo Padre anunciou que a próxima JMJ será no Rio de Janeiro, em 2013.

Acesse
.: Quanto custa uma Jornada Mundial da Juventude?
.: Mensagem de Bento XVI para a JMJ 2011
.: Site oficial da JMJ 2011

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo