Reconhecimento

Bispos de Cracóvia pedem beatificação dos pais de São João Paulo II

Arquidiocese enviará pedido à Santa Sé para a abertura do processo de beatificação dos pais de São João Paulo II, Karol Wojtyla e Emilia Kaczorowska

Da Redação, com Vatican News

Pais de João Paulo II:Karol Józef Wojtyla e Emilia Kaczorowska  / Foto: Conferência Episcopal Polonesa

A arquidiocese de Cracóvia, na Polônia, enviará um pedido à Santa Sé para a abertura do processo de beatificação dos pais de São João Paulo II, Karol Józef Wojtyla e Emilia Kaczorowska. A informação foi divulgada durante a 384ª sessão plenária do episcopado polonês, encerrada na última quarta-feira, 9.

Os bispos discutiram vários aspectos das celebrações do centésimo aniversário do nascimento de Karol Wojtyla, que ocorrerá em 18 de maio de 2020. A  Arquidiocese de Cracóvia obteve, da Conferência Episcopal, o parecer favorável para o pedido à Santa Sé de instauração da fase diocesana do processo de beatificação dos pais do Papa João Paulo II.

Um bom exemplo para famílias modernas

“Não há a menor dúvida de que a espiritualidade do futuro santo pontífice foi formada na família e graças à fé de seus pais”, disse o cardeal Stanislaw Dziwisz, ex-secretário particular de João Paulo II.

O cardeal disse ainda estar convencido de que “os pais do papa polonês podem se tornar um exemplo válido para as famílias modernas” e lembrou que o papa Francisco, durante a cerimônia de canonização, deu a Wojtyla precisamente o título de “papa das famílias”.

Emilia Kaczorowska morreu quando o futuro pontífice tinha apenas 9 anos de idade. O pai de Wojtyla, também chamado Karol, morreu em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial

Durante o encontro, o episcopado polonês, falou também da possibilidade  de João Paulo II tornar-se o patrono da reconciliação entre poloneses e ucranianos, após os terríveis crimes cometidos durante a última guerra mundial. A “teologia do diálogo, da reconciliação e do perdão”, promovida pelo papa polonês “com base nos valores do evangelho” permitiu que ambos os povos “dessem passos importantes no caminho da compreensão mútua”, destaca a conferência episcopal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo