Preparação

JMJ 2023 já soma mais de 10 mil voluntários na organização do evento

Inscrições para quem deseja ser um voluntário ainda estão abertas e podem ser preenchidas no site do evento

Da redação, com JMJ Lisboa 2023

Foto: JMJ Lisboa 2023

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 já conta com mais de 10 mil voluntários. As inscrições para quem deseja ser um voluntário ainda estão abertas e podem ser preenchidas no site do evento.

André Nunes, jovem de 24 anos da Brandoa, inscreveu-se como chefe da equipe central, depois de ter participado da JMJ Cracóvia 2016 como peregrino. Entre as memórias que trouxe desta experiência, relembrou a Missa final que, apesar das milhares de pessoas, não teve “qualquer tipo de confusão ou de alarmismo, ou de pressa”. “Estávamos lá todos, unidos, jovens e adultos, animando-nos uns aos outros”, relatou.

Foi aí que o jovem percebeu que “o trabalho do voluntário é essencial e, sem ele (…) tudo seria mais complicado”, podendo ele também fazer a diferença. Para o jovem chefe de equipe, o voluntariado é mesmo “uma das pedras fundamentais da grande construção que é esta JMJ”.

Características de um voluntário

Há cinco características imprescindíveis para um voluntário da JMJ Lisboa 2023: alegria, resiliência, flexibilidade, pontualidade e obediência.

Para Nunes, ser voluntário na JMJ Lisboa 2023 é dar parte de si para o maior evento que Portugal já recebeu. Ele espera poder servir ativamente todos aqueles com quem ele cruzar.

Além disso, o voluntariado pode ser, também, “uma experiência marcante a nível espiritual”, destacou o jovem. Através desta experiência, reforçou o desejo de “ser encontrado por Deus, que nas mais pequenas coisas também se faz presente”.

Nunes deixou ainda um convite a todos os jovens para que se inscrevam como voluntários, já que ser voluntário da JMJ Lisboa 2023 é “também aproximar-se de Jesus e ter uma verdadeira experiência”.

II Encontro do Comitê Organizador Local

Os preparativos para a JMJ seguem a todo vapor. Cerca de 150 colaboradores e voluntários juntaram-se, na tarde do último sábado, 4, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, para o segundo encontro presencial do Comitê Organizador Local (COL). O encontro teve como objetivo envolver todas as equipes na nova fase da preparação da JMJ, a fase de especialização.

A fase de especialização move, neste ano de 2023, os responsáveis do COL, as suas várias equipes e os voluntários que dão corpo à organização em curso da JMJ. Assim sendo, o secretário executivo da Fundação JMJ Lisboa 2023, Duarte Ricciardi, disse que, nesta nova fase de preparação da JMJ Lisboa 2023, o COL tem de se tornar especialista “em organizar a Jornada Mundial da Juventude”.

A 178 dias do grande encontro dos jovens com o Papa, Ricciardi pediu a todos que pensassem no que ainda falta fazer, mas principalmente no “caminho que vamos fazer” até lá, com o coração e os olhos postos “no dia 7 de agosto”.

Agradecimento

Neste encontro, o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, Dom Américo Aguiar, dirigiu uma palavra de “agradecimento” a todos os envolvidos na organização da JMJ Lisboa 2023, reforçando que “estamos num tempo novo” e que “estamos na fase de concretizar”.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 lembrou ainda a missão do COL em proporcionar “aos jovens do mundo inteiro um encontro com Cristo Vivo”.

O encontro permitiu ainda que cada direção do COL apresentasse o trabalho que tem desenvolvido, assim como as propostas para esta nova fase que se inicia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo