"Bem-aventurados os MISERICORDIOSOS, porque eles alcançarão MISERICÓRDIA" (Mt 5,7)

Visita de Francisco

Santuário de Czestochowa é um dos mais visitados pelos poloneses

Papa Francisco visitou hoje Santuário de Czestochowa, também conhecido como  santuário de Jasna Gora, um dos mais visitados pelos poloneses

Ana Meneses
Enviada especial à Polônia

Papa Francisco visitou, nesta quinta-feira, 28, o Santuário de Nossa Senhora Negra em Czestochowa, também conhecido como Santuário de Jasna Gora. O nome se deve à colina Jasna Gora, em Czestochowa.

Relatos narram acontecimentos milagrosos, peregrinos que foram venerar o quadro da Virgem Negra e receberam curas espontâneas. Inúmeros são os milagres e conversões de pecadores ao entrarem no Santuário da Virgem de Częstochowa, também conhecido como Virgem Negra, por causa da fuligem de resíduos que descoloram a pintura. A fuligem é por causa das luzes de velas que queimam diante da pintura.

Esse é um dos santuários mais visitado da Polônia, que há mais de 600 anos é cuidado pelos padres paulinos. O Santuário era, para São João Paulo II, um lugar especial. Muitas vezes, o Papa polonês esteve lá como peregrino, manifestando sua devoção à Nossa Senhora de Czestochowa.

Ao chegar ao Santuário, o Papa Francisco se colocou em oração diante do quadro da Virgem Negra, e, em seguida, celebrou a Santa Missa na presença do presidente da Polônia, Andrzej Duda, e do clero polonês. Milhares de fiéis participaram da Eucaristia, que teve um caráter especial, pois hoje a Polônia celebra 1050 anos de seu batismo.

Ao fim da Missa, o povo polonês saudou o Santo Padre e se dispersou aos poucos, cantando o hino da JMJ. O Papa deixou o santuário de helicóptero e, para a alegria da multidão, sobrevoou duas vezes o santuário enquanto, ao som de músicas polonesas, os milhares de fiéis se despediram.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo