Ângelus dominical, encerrando a JMJ 2005

Ao término da Santa Missa de encerramento da XX Jornada Mundial da Juventude, o Papa saúda todos os presentes, autoridades civis e religiosas, e recita o tradicional Ângelus Dominical, diante de milhares de jovens presentes na esplanada de Marienfeld, Alemanha.

Estas foram as palavras do Pontífice, ao introduzir a oração mariana: Queridos amigos: Chegamos ao final desta maravilhosa celebração, e também da vigésima Jornada Mundial da Juventude. Sinto ressoar com força em meu coração uma palavra “obrigado!”.

Estou seguro que esta palavra encontra um eco unânime em cada um de vós. Deus mesmo a gravou em nossos coração e a rubricou com esta Eucaristia, que significa precisamente “agradecimento”. Sim, queridos jovens, a palavra de agradecimento, que nasce da fé, expressa-se no canto de louvor a Ele, Pai, Filho e Espírito Santo, que nos deu uma prova maior de Seu imenso amor.

Nosso agradecimento, que se eleva a Deus, pelo dom deste encontro inesquecível, se estende a todos que preparam sua organização e desenvolvimento. Renovo, em particular, meus vivos agradecimentos ao Conselho Pontifício para os Leigos, presidido pelo Arcebispo Stanisław Ryłko, com o auxílio eficaz do Secretário, Monsenhor Josef Clemens, e aos Irmãos do Episcopado alemão, em primeiro lugar, ao Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner.

Agradeço as autoridades políticas e administrativas e de outros muitos outros países. E um agradecimento cordial aos numerosos monastérios de vida contemplativa, que acompanharam com suas orações a Jornada Mundial da Juventude.

Neste momento, que a presença viva de Cristo ressuscitado entre nós alimente a fé e a esperança, tenho a alegria de anunciar que o próximo Encontro Mundial da Juventude terá lugar em Sydney, Austrália, no ano de 2008.

Encomendemos já à proteção materna e sólida da Santíssima Virgem Maria o caminho futuro dos jovens do mundo inteiro. Após a oração do Ângelus, o Papa saudou os jovens do mundo inteiro, em diversas línguas.

Segue a saudação de Bento XVI em língua portuguesa: “Saúdo com afeição aos jovens de língua portuguesa. Queridos jovens, desejo-vos que vivais sempre na amizade com Jesus, para experimentar a verdadeira alegria e comunicá-la a todos, especialmente a vossos conterrâneos que se encontram em dificuldade.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo