Canonização

Coletiva apresenta traços da santidade de João XXIII e JPII

“Por que eles são santos?”, foi o tema da coletiva de imprensa realizada, no Vaticano, aos jornalistas que irão realizar a cobertura da Canonização de João XXIII e João Paulo II

Da Redação, com Santa Sé

Coletiva apresenta motivos da santidade de João XXIII e JPII

Postuladores das Causas de Canonização dos dois papas participaram da coletiva de imprensa / Foto: L´osservatore Romano

A Sala de Imprensa da Santa Sé reuniu, nesta terça-feira, 22, os jornalistas  para fornecer informações sobre  a canonização de João XXIII e João Paulo II, que ocorrerá no próximo domingo, 27.

A coletiva foi presidida pelo porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, e contou com a participação dos postuladores das causas de canonização dos dois Papas, monsenhor Sławomir Oder e padre Giovangiuseppe Califano, e o responsável pela comunicação da Diocese de Roma,  padre Walter Insero.

Além do esclarecimento de dúvidas dos jornalistas sobre os eventos previstos até o dia da canonização, a coletiva teve como tema “Por que eles são santos?”.

Sobre a santidade de João XXIII, o postulador padre  Califano destacou que, em todos os momentos da vida do beato,  esteve presente este desejo; e em seus escritos, aos 15 anos,  como seminarista,  ele expressou claramente como pretendia alcançar esse objetivo.

“Eu renovo o propósito de me tornar santo, e assim o farei, por meio de quatro pontos que me proponho a viver: espírito de união com Cristo, recolhimento do coração, recitação do rosário e estar inteiramente presente em cada ação”, relatou o postulador.

Segundo padre Califano, Angelo Roncalli possuía uma santidade caracterizada por profunda humildade e abandono à Providência Divina. “Uma santidade simples, comovedora e clara. Ele dizia no fim de cada dia: Deus é tudo, e eu nada, e isto me basta”, contou padre Califano.

O postulador da causa de canonização de João Paulo II,  monsenhor Sławomir Oder, ressaltou a intimidade com Deus cultivada pelo beato desde a juventude. Ele afirmou que os sofrimentos vividos por Karol Wojtyla o ensinaram muito e tornaram-se um sinal de superação ao longo de toda sua história pessoal.

“Um homem de Deus”, segundo o postulador, é a frase que expressa a santidade de João Paulo II em toda sua força. “Foi um homem que soube encontrar em Deus a fonte da vida. A oração para ele era um respiro, a água, o pão cotidiano”, conclui o postulador.

Nesta quarta, 23, o tema proposto para a coletiva com os jornalistas na Sala de Imprensa da Santa Sé, será a vida e o ministério petrino de João XXIII e João Paulo II.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo