Jogos Pan-Americanos

Voluntários fazem 1º ensaio para cerimônia de abertura do Pan2007

Cerca de 700 voluntários que irão participar da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos ensaiaram no Maracanã pela primeira vez na noite de hoje (12). O treino, marcado para as 19 horas, começou com mais de 40 minutos de atraso. Ao som de uma música agitada, os voluntários se movimentaram por todo o gramado do Maracanã. Cada grupo, separado pelas cores dos coletes que vestia, fazia pequenas encenações, como a de um duelo, por exemplo.

No dia 13 de julho, data da abertura oficial dos Jogos, a apresentação reunirá 4.500 pessoas. O produtor executivo da cerimônia, Scott Givens, informou que os voluntários foram divididos em 18 grupos e que cada um ensaiará 15 vezes antes do espetáculo. Até agora apenas três ensaios foram realizados no Maracanã. Os outros grupos estão treinando no Sambódromo desde o dia 5 de maio.

Mesmo afirmando que a coreografia planejada é segredo, o produtor Givens informou que ela vai representar as diferentes regiões do Brasil, mostrando danças típicas como o samba e o maracatu. A cerimônia terminará com uma grande queima de fogos.

Givens revelou que as pessoas que comprarem ingressos para a cerimônia serão aconselhadas a usar roupas brancas. O uso da cor, no entanto, não é obrigatório. "Já é uma tradição no Brasil as pessoas usarem branco no Ano Novo. Seria incrível se elas pudessem vir de branco e fazer parte também do show", destacou Givens.

Pela primeira vez a imprensa acompanhou o ensaio da coreografia da cerimônia de abertura do Pan. O secretário geral do Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio), Carlos Roberto Osório, disse que o objetivo era mostrar um pouco do que está sendo preparado.

"Queremos que vocês vejam uma pequena parte do ensaio. Esta é uma cerimônia que está sendo financiada e apoiada pelo governo federal, em toda a parte que diz respeito ao show, e pelo governo do estado, que cedeu e está preparando o Maracanã para as cerimônias", disse ele.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo