Saúde

Vida saudável começa pela alimentação, explica nutricionista

Pesquisa aponta para possível estagnação da obesidade entre os brasileiros e para mudança de hábitos na população

Thiago Coutinho
Da Redação

Recente pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que, apesar de pouco mais da metade da população das capitais brasileiras (54%) estar com excesso de peso, o consumo regular de hortaliças cresceu 4,8% (de 2008 a 2017), a prática de atividade física no tempo livre aumentou 24,1% (de 2009 a 2017) e o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu 52,8% (de 2007 a 2017). O levantamento mostra que quase 1 em cada 5 (18,9%) brasileiros são obesos. 

“Para se ter um estilo de vida saudável, você tem que investir em alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras. Comer de três em três horas, mas em pouca quantidade e aliar isso tudo a atividades físicas”, explica a nutricionista Jussiara Leopoldino. 

Leia mais
.: Dicas simples para combater o sedentarismo

A nutricionista acrescenta que a ansiedade é um inimigo comum para as pessoas que sofrem com o sobrepeso. “Temos que trabalhar o emocional do paciente e descobrir se ele tem fome ou vontade de comer. Mas tem que haver substituição de alimentos, como trocar o açúcar por adoçantes naturais, evitar o consumo de sal e alimentos embutidos, consumir mais água e comer devagar”, alerta Jussiara.

A redução do peso pode chegar com apenas 30 minutos de exercícios diários, segundo a nutricionista. O ideal é manter o foco na alimentação e aliar a ela exercícios físicos diários ― mesmo de duração curta. “Isto vai prevenir muitas doenças”, afirma. “Você conseguirá evitar diabetes, hipertensão, problemas renais, colesterol. Essas são as principais doenças evitadas não sendo obeso”, acrescenta.

A cabeleireira Luciana Borges, que perdeu peso reeducando a alimentação / Foto: Arquivo Pessoal

Benefícios

Além de se evitar doenças crônicas como as citadas, os benefícios de se levar uma vida alimentar mais regrada, acompanhada de exercícios físicos periódicos, podem ir além. “Você se sente mais leve, até mais jovem, tem mais disposição para fazer as coisas. A produção de serotonina [substância química que os neurônios produzem, tem relação direta com o estado de ânimo] aumenta sua disposição para tudo, trabalhar, estudar”, detalha a nutricionista.

A cabeleireira Luciana Borges perdeu 17 quilos em pouco mais de três meses assim que reeducou sua alimentação. “Chegou um momento na minha vida que em que eu me olhava no espelho e não estava feliz com o que via”, relata Luciana.

A transição, porém, não foi fácil. “Também me sentia muito cansada, não tinha ânimo para nada, fazia tudo por obrigação. Mudei, então, meus hábitos alimentares e comecei a perder peso. Não tenho mais vontade de me alimentar de maneira errônea, mas não somente pelo que vejo no espelho, mas com relação à saúde mesmo, meu ânimo melhorou demais”, afirma a cabeleireira.

“São práticas do dia a dia”, assegura a nutricionista. “Tem que se evitar o sedentarismo e comidas tipo fast-food. Tente preparar a comida de um dia para o outro ou consumir alimentos mais práticos como frutas oleaginosas ou suco. As pessoas falam que não têm tempo para se alimentar bem, mas basta se planejar bem”, finaliza.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo