EMPREENDEDORISMO

As variáveis existentes entre o planejamento e a execução

Especialista afirma que gestão equilibrada das variáveis entre planejamento e execução é fundamental para que as coisas sigam pelo rumo planejado

André Prado*

Certos problemas ocorrem na vida organizacional, profissional e pessoal por falta de planejamento. É vital desenvolver um bom planejamento e atuar para que a execução seja bem sucedida. Entretanto, na prática podem surgir alguns problemas devido à falta de conhecimento, ansiedade, falhas ou preguiça de planejar.

Dependendo do que foi planejado, o custo da execução errada pode sair caro. Por exemplo, existem pessoas que planejam a criação de uma organização, mas não elaboram um plano de negócios e de marketing, não realizam uma pesquisa de mercado confiável, atropelam importantes etapas de planejamento, por consequência, terão muitos problemas na execução. Provavelmente, além de perderem dinheiro, farão com que o empreendimento em poucos anos de existência pertença ao índice de mortalidade da empresas.

Em casos específicos, quando falta conhecimento para planejar e executar, é recomendável buscar uma consultoria confiável, competente e especializada. Cabe ressaltar que não adianta ter informações valiosas e não saber usá-las. Isto é como tomar ciência de boas sugestões e executá-las de forma errada por achar que sabe mais do que um profissional do ramo.

Leia mais
.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo

Com um planejamento errado é muito provável que muitos problemas ocorram, independente daquilo que se deseja fazer. No entanto, somente planejar de forma correta não significa sucesso na execução, pois podem surgir variáveis que alterem o curso do que foi planejado.

Existem pessoas que após realizarem o planejamento, acham que a execução será sempre fácil e linear. Este pode ser um grande equívoco. Outras complicam tanto o planejamento quanto à execução. Lamentavelmente alguns ainda acham que fazer as coisas de forma complexa é sinal de inteligência, assim metem os pés pelas mãos. Não se deve subestimar o que é complexo, tampouco complicar o que pode ser simples.

A gestão equilibrada das variáveis entre planejamento e execução é fundamental para que as coisas comecem a tomar um norte, ou seja, sigam pelo rumo planejado. Porém, pode ser muito difícil administrar variáveis que jamais podem ser desprezadas.

Administrando variáveis

Alguns indivíduos acreditam que é só por o planejamento em execução que tudo acontecerá de forma natural. Crer nisto é como crer que um veleiro sairá do Brasil e chegará ao Japão sem a ocorrência de variáveis no caminho, como desvios de áreas que podem levar a naufrágios, tempestades, reparos na embarcação e assim por diante.

Independente do que foi planejado é preciso administrar da forma mais inteligente possível as variáreis, mas para isto é necessário ter disposição, possuir conhecimentos (saber), desenvolver habilidades (saber fazer) e ter atitudes (querer fazer).

Por vezes, para que um planejamento tenha êxito, às variáveis a serem geridas envolvem recursos financeiros, interessados, participação de terceiros, fator tempo, questões ambientais tanto internas como externas e outros fatores que podem surgir.

Saber realinhar metas para atingir objetivos considerando um número significativo de variáveis pode não ser uma tarefa fácil. Um dos problemas é que às vezes as pessoas planejam e sonham tão alto que não conseguem ter os pés no chão no momento da execução.

Perder-se neste caminho pode significar ter perdido tempo, recursos preciosos e energia para a realização de algo muito desejado. Ter consciência de que as variáveis surgirão modificando o caminho planejado e terão de ser bem administradas, além de bom senso, é o primeiro passo para conseguir consolidar a execução de forma mais coerente possível em relação ao planejamento.

Seja o que for que tenha de planejar, não se esqueça que sonhar faz parte, mas estar ciente de que terá de estar preparado para administrar variáveis durante a execução é primordial para que os projetos planejados se concretizem e se tornem realidade.

____________________________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo