Artigo Empreendedorismo

As vantagens das certificações para as Organizações

Assim como há importantes certificações para os profissionais no mercado de trabalho, é possível encontrar relevantes certificações para as organizações atuarem no mercado competitivo

André Prado*

Assim como há importantes certificações para os profissionais no mercado de trabalho, é possível encontrar relevantes certificações para as organizações atuarem no mercado competitivo. Os cursos de certificação se constituem um diferencial para as áreas específicas de atuação dos colaboradores.

No que se refere à Gestão de Projetos alguns certificados são mais procurados, como: PMP: Project Management Professional (da renomada organização Project Management Institute – PMI), CSM: Certified ScrumMaster (utilização de metodologias ágeis), PRINCE2 Foundation / PRINCE2 Practitioner (reconhecidos principalmente no exterior), entre outros.

Referente ao Mercado Financeiro alguns certificados merecem destaque: CPA-10 (para profissionais que atuam com investidores com rendas razoáveis), CPA-20 (para profissionais que trabalham para investidores que aplicam valores consideráveis), CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), CFA (Chartered Financial Analyst), CFP (Certified Financial Planner) e certificações ligadas à Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Na área da Qualidade pode ser considerado fundamental desenvolver competências e habilidades comprovadas que atestem conhecimentos em: Lean Six Sigma (método que auxilia na redução de defeitos, combate a desperdícios e a obtenção de outras vantagens), Yellow Belt (Cinturão Amarelo), Green Belt (Cinturão Verde), Black Belt (Cinturão Preto) e assim por diante. A denominação cinturão também é conhecida como cinto ou faixa.

Em relação ao conhecimento em línguas estrangeiras existem certificados que podem auxiliar inclusive aqueles que desejam estudar ou trabalhar no exterior, como: CAMBRIDGE (First Certificate in English – FCE, Certificate in Advanced English – CAE e Certificate of Proficiency in English – CPE), TOEFL (Test of English as a Foreign Language), BEC (Cambridge Business English Certificate), DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), DELF (Diplome d’Études em Langue Française), Goethe-Zertifikat (Exame de Alemão), IT (Certificato di italiano come Lingua Straniera) e outros.

Referente à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ou simplesmente Tecnologia da Informação (TI), alguns certificados podem se constituir um diferencial: Certificação ITIL (Information Technology Infrastructure Library), CGEIT (Certified in the Governance of Enterprise Information Technology), CISSP (Certified Information Systems Security Professional), OCP (Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL), CCIE (Cisco Certified Internetwork Expert), MCSD (Microsoft Certified Solutions Developer) e assim por diante.

Cabe a cada profissional saber as certificações mais desejadas pelas empresas em sua área de atuação, pois tais certificados melhoram o currículo, possibilitam oportunidades de promoções, ascensão na carreira, percepção de melhor remuneração, além de maior oportunidade de contratação ou recolocações.

Certificações para as empresas

Assim como no caso dos profissionais também existem certificações interessantes para as organizações dependendo do segmento, ramo e área de atuação. Cabe ressaltar que algumas são mais conhecidas, mas que outras podem ser importantes dependendo da necessidade da empresa.

Entre as certificações mundialmente reconhecidas encontra-se a família conhecida como ISO (International Organization for Standardization / Organização Internacional de Normalização ou Organização Internacional para Padronização).

A ISO 9000 apresenta uma série de normas técnicas que estabelecem um elevado padrão de gestão da qualidade para as organizações independente do seu tipo ou porte. Entre os seus principais objetivos está a padronização para que um processo produtivo padrão seja aplicado.

A ISO 14000 designa um conjunto de normas voltadas para a Gestão Ambiental relacionadas ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Entre outras ações importantes tais normas visam à prevenção da poluição, proteção ambiental e o equilíbrio sustentável.

A ISO 26000 é uma norma internacional com diretrizes de Responsabilidade Social tendo como finalidade a conduta sustentável relacionada à prática laboral, desenvolvimento sustentável, práticas leais de operações, participação comunitária e assim por diante.

A certificação ISO 28000 está ligada ao Sistema de Gestão de Segurança da Cadeia de Suprimento, objetivando realizar a logística forma aprimorada via fornecimento dos bens da produção até o local de venda. Por meio destas normativas sérios problemas na cadeia de suprimentos podem ser identificados para que ações corretivas sejam adotadas.

A Certificação SA 8000 destinada à prática da Responsabilidade Social incentivando as empresas a aplicarem práticas equilibradas relacionadas ao trabalho, como: saúde e segurança do trabalho, jornada laboral adequada, remuneração justa, combate à discriminação e à escravidão infantil.

O sistema de certificação OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series) também tem sido adotado por organizações. A OHSAS 18000 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – retrata o zelo da organização com a integridade física de seus funcionários propondo um ambiente de trabalho mais seguro.

Cabe ressaltar que para obter a certificação desejada, a organização deverá procurar por empresas certificadoras. Entre outras vantagens as certificações podem aumentar as vendas e melhorar as negociações, aprimorar a visibilidade com os clientes, propiciar um crescimento sustentável, além de aprimorar qualidades dos produtos e serviços.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo