Expectativa

TV Canção Nova lança programa em expectativa para a JMJ

Programas serão exibidos nos três meses que antecedem a JMJ 2019

Denise Claro
Da redação

Thiago Tomé (apresentador) e os jovens que formam a equipe do programa Canção Nova na JMJ, que será lançado nesta terça-feira, 30, pela TV Canção Nova./ Foto: Canção Nova.

Nesta terça-feira, 30, a TV Canção Nova apresentará o primeiro programa de expectativa para a JMJ 2019. Com o nome “Canção Nova na JMJ”, a atração contará com a apresentação de Thiago Tomé e reportagens de vários jovens. Uma parceria entre a TV, o Jornalismo e a Web da Canção Nova.

Os programas serão exibido nos três meses que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em janeiro, no Panamá. As datas de exibição são 30 de outubro, 20 de novembro e 21 de dezembro.

Segundo a diretora do programa, Priscila Ocaña, a ideia surgiu da direção artística da TV, já que a emissora é referência em termos de JMJ:

“Somos a única emissora do Brasil que divulga e transmite tudo o que acontece na JMJ. O programa é uma forma de expectativa e conscientização da JMJ para a juventude do Brasil. Queremos mostrar por que o país foi escolhido, abordar também o Sínodo dos bispos sobre os jovens, mostrar que na Igreja tem lugar para o jovem. O programa reunirá o Rafael Silva (Web), Roger Ferrari (Jornalismo), Gabrielli Bortolanza (TV), Regiane Calixto, que estará na plateia, e nosso apresentador oficial, Thiago Tomé.”

Os programas serão ao vivo pela TV a partir das 22h e terão 1h de duração. Porém, pela Web haverá transmissão dos bastidores desde as 21h30 e também após o término, até às 23h30.

“Os programas terão dois blocos. No primeiro dia, o primeiro bloco contextualizará o público sobre a JMJ, e contará também com o Gil Monteiro como atração musical, que foi convidado por ter participado da gravação do hino da JMJ em português. Também teremos um quadro internacional, o Chamada Alfândega, com participação de personalidades do exterior que vão para a JMJ. Queremos atingir os jovens com as palavras do Papa Francisco, evangelizar e motivar para a Jornada, chegando bem próximo do que o jovem vive.”

O apresentador Thiago Tomé já esteve em três JMJs. A primeira que participou foi em Colônia, na Alemanha, com o Papa Bento XVI. Em 2013, foi um dos apresentadores da JMJ no Rio de Janeiro, na Praia de Copacabana. Na de Cracóvia, na Polônia, também, com o Papa Francisco. E irá em sua quarta jornada, agora em 2019, no Panamá. Para ele, o fato de a Canção Nova se preocupar em preparar um programa de expectativa é importante até mesmo por muitas pessoas nunca terem tido a oportunidade de estar em uma JMJ:

“Alguns só foram aqui no Brasil, e outras pessoas não sabem como é a dinâmica de uma JMJ. Os programas foram pensados para inserir os jovens na realidade do evento, explicar que há um tema, um hino, os ícones da Jornada, os intercessores, padroeiros da JMJ. Apresentar a Jornada, que começou com João Paulo II, seguiu com Bento XVI e agora com o Papa Francisco.”

Para o apresentador, a experiência da JMJ revigora a fé da juventude:

“Por meio dos programas podemos aproximar os jovens do Papa, do país da Jornada, daquilo que o Papa quer dizer para a juventude. Poder ouvir mais de perto a voz do Papa, seu direcionamento, nesse tempo de Francisco que também gosta de ser próximo de cada um, que certamente quer também abraçar o jovem.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo