Em Nova Iorque

Temer abre Assembleia Geral da ONU e participa de jantar com Trump

Jantar com outras lideranças sul-americanas abordou auxílio à Venezuela; Temer destacou que tema não foi esquecido

Da redação, com Agência Brasil

O presidente Michel Temer fez nesta terça-feira, às 10h, um discurso na abertura da 72ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Com o discurso, o presidente segue a tradição que dá a palavra inicial ao Brasil desde 1947.

Em sua fala, Temer disse que o Brasil deve estar mais aberto ao mundo, preocupado com temas internacionais como o programa nuclear da Coreia do Norte, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a crise na Venezuela. 

As negociações para a paz entre Israel e Palestina também foram lembradas por Temer. Ele reafirmou que o Brasil defende uma solução pacífica para ambos. Sobre a Síria, Temer afirmou que “a solução que se deve buscar é essencialmente política”. Ele ainda falou sobre terrorismo, e disse que é um “mal que se alimenta dos fundamentalismos e da exclusão”.

Antes da abertura da assembleia, o presidente brasileiro se reuniu com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Ainda nesta terça, Temer se encontra com líderes do Oriente Médio.

Jantar

Ontem, Temer participou de um jantar com o presidente norte-americano, Donald Trump. Após o jantar, o presidente brasileiro disse a Trump e outras lideranças sul-americanas que está se esforçando para prestar auxílio humanitário à Venezuela.

Temer afirmou em uma coletiva concedida após o jantar que as autoridades brasileiras já enviaram medicamentos ao país. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo