Manifestação de fé

Tapetes ornamentados são tradição na Festa de Corpus Christi

A solenidade de Corpus Christi é uma expressiva manifestação pública da fé no Sacramento da Eucaristia. Por isso percorrer as ruas é imprescindível na comemoração desta festa. É a procissão mais importante e dela todos os fiéis são chamados a participar, pois é a devoção popular que dá a ela um toque especial.

No Brasil, uma tradição ganha as ruas das cidades: os longos tapetes ornamentados que dão um colorido especial à procissão Eucarística.

Assista à reportagem

São quilômetros de tapetes que enfeitam as ruas por onde passa a procissão. Feitos de diversos materiais, os desenhos são variados mas recordam principalmente a presença de Cristo Eucarístico.

Nos estados brasileiros eles ganham ornamentações diferentes, mas é tradição em todo o país. Os preparativos mais do que esforço exigem fé, destacam os voluntários.

A cidade de Caçapava tem o mais tradicional tapete do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, com três quilômetros de extensão. E para ornamentá-lo são necessárias cerca de 80 toneladas de areia branca, que, uma semana antes, é tingida de várias cores para compor os desenhos que serão feitos ao longo das ruas da cidade. Desenhos feitos pela escolha dos próprios fiéis.

A tradição vem desde os anos 60 e envolve cinco paróquias e cerca de 1500 voluntários.

A procissão percorre as principais ruas da cidade e atrai visitantes de todo o Vale do Paraíba. Para que o trabalho fique pronto a tempo, os voluntários começam a montar o tapete na noite anterior e estendem por toda a madrugada. Sacrifício que vale a pena, principalmente quando no final do dia o Santíssimo Sacramento passa abençoando a multidão.

Leia mais
.: Saiba mais sobre o mistério do Corpo e Sangue de Cristo

.: Conheça a origem da festa de Corpus Christi

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo