58ª AG CNBB

Série de Estudos da CNBB: bispos aprovam texto sobre tema central

Bispos estão reunidos na 58ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Da redação, com CNBB

Após um amplo processo de discussão prévio à 58ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de ser apresentado duas vezes na plenária virtual durante o evento on-line, o texto “Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias” foi aprovado pelo episcopado brasileiro na tarde deste terceiro dia.

A última versão do texto, com a incorporação das sugestões, foi apresentada aos bispos pelo arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo. Ele coordenou o grupo que elaborou o texto do tema central.

Como a Assembleia não pode aprovar um documento em seu formato on-line, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, consultou os bispos sobre a confiança na equipe para incorporar as sugestões finais e sobre a possibilidade de aprovar a sua publicação na série de “Estudos da CNBB”, pela editora da entidade. O episcopado brasileiro aprovou a publicação. Abaixo, seguem outros destaques da pauta na tarde deste terceiro dia.

Leia mais
.: Todas as matérias da 58ª Assembleia Geral dos bispos do Brasil

Mensagem ao Povo Brasileiro

O arcebispo da arquidiocese de Salvador (BA), primaz do Brasil, cardeal Sergio da Rocha fez a leitura da primeira versão da Mensagem ao Povo Brasileiro, a ser divulgada no final da 58º AG CNBB. Os bispos enviaram suas sugestões à equipe que voltará a se reunir para incorporar os acréscimos. O cardeal Sergio afirmou que a equipe vai procurar fazer o melhor possível para que a mensagem seja fiel aos anseios e reflita a visão do episcopado brasileiro.

Edições CNBB

O diretor geral da Edições CNBB, monsenhor Jamil Alves de Souza apresentou um balanço bienal (2019-2020) da Edições CNBB. Ele destacou o processo de modernização do sistema de gestão da editora, a implantação de metas dos colaboradores, marketing digital e e-commerce e aumento de publicações digitais. No biênio, segundo ele, foram publicados mais de 526 títulos. Em 2021, foram lançadas 100 publicações.  A editora tem 505 mil assinaturas de Igreja em Oração, roteiros Homiléticos, entre outros.

Organismos do povo de Deus

Cada organismo do povo de Deus apresentou aos bispos a síntese das ações que está desenvolvendo no âmbito da sua atuação. A presidente da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês, informou que a 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus está prevista para agosto de 2022.

O primeiro a se apresentar foi a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) seguido pela Conferência Nacional dos Instituto Seculares (CNISB), o Conselho Nacional de Presbíteros (CNP), o Conselho Nacional dos Diáconos (CND) e o Conselho Nacional de Leigos e Leigas  (CNLB).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo