HOMILIA

Seguir Jesus é graça concedida pelo Pai, diz Dom Esmeraldo

Na Missa do penúltimo dia da 53ª Assembleia da CNBB, Dom Esmeraldo Barreto diz que a iniciativa para seguir Jesus vem de Deus 

Monique Coutinho
Da redação

DOMESMERALDO

Dom Esmeraldo Barreto celebrando a homilia desta quinta-feira, 23 / Fonte: Reprodução TV Canção Nova

Na manhã desta quinta-feira, 23, a Missa da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil foi presidida pelo Bispo Auxiliar nomeado para São Luís (MA), Dom Esmeraldo Barreto de Farias. Ele será apresentado na Arquidiocese no dia 4 de Junho, até então, era arcebispo de Porto Velho (RO).

Na homilia, Dom Esmeraldo afirma que Jesus é o pão que alimenta a vida de seus servos, para que sejam sempre discípulos missionários, percorrendo um caminho no qual o Espírito Santos os conduz. “O seguimento a Jesus Cristo, não nasce dos nossos próprios esforços, é uma graça que nos é concedida, pois é iniciativa do Pai que nos atrai para seguirmos o seu Filho amado”.

Jesus recorda algo importante na Liturgia do Dia: “Ninguém vem a Mim, se o Pai que Me enviou não o atrai”. Diante dessa afirmação, Dom Esmeraldo diz que a Igreja não cresce por proselitismo, mas sim por atração.

“De várias maneiras o Deus Pai atrai os seus filhos para seguir a Jesus”, observa. Ele cita a primeira leitura no qual destaca-se Filipe, que foi usado por Deus para despertar no viajante Eunuco a alegria de conhecer a Jesus Cristo, de pedir o batismo e de retornar alegre para a sua terra.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a 53ª Assembleia Geral da CNBB

Celebrando os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, Dom Esmeraldo agradece a Deus a restauração do diaconado permanente e saúda as esposas, os familiares e os ambientes e comunidades onde os diáconos ali presentes e os mais de 3400 espalhados pelo Brasil atuam.

O bispo agradece a Deus pelo testemunho de tantos diáconos que como ícone de Cristo servidor, são presença solidária de esperança em meio aos que mais sofrem. “Que Jesus Cristo, o Pão da Vida, que dá a Sua carne para a vida do mundo, os sustente nos serviços que vocês prestam a Igreja e ao mundo”.

Ao finalizar, Dom Esmeraldo pede a Maria Santíssima e a São Lourenço que intercedam pela vida dos diáconos permanentes, a São Jorge para que interceda pela vida do Papa Francisco e a Deus Pai, para que ajude todos a sair de si mesmo e ir ao encontro das pessoas que vivem nas periferias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo