Celebração

Santuário do Pai das Misericórdias tem novo vice-reitor

Padre Wagner Ferreira, membro da Comunidade Canção Nova,  tomou posse da vice-reitoria do Santuário do Pai das Misericórdias durante celebração presidida por Dom Benedito Beni, administrador da diocese de Lorena (SP)

Da Redação, Liliane Borges

Neste domingo, 16, foi realizada a celebração de posse do novo vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, na Sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). O vice-presidente da Comunidade, padre Wagner Ferreira, assumiu a missão que, até o momento, era conduzida por Padre Márcio do Prado.

Dom Benedito Beni fez a acolhida do novo vice-reitor / Foto: Wesley Almeida

A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Benedito Beni dos Santos, administrador diocesano de Lorena (SP). No início da missa, o bispo agradeceu o trabalho realizado por Padre Márcio e fez a acolhida ao novo vice-reitor, em seguida foi lido o documento da Provisão de posse.

Durante a homilia, o bispo saudou Monsenhor Jonas Abib, reitor do Santuário e fundador da Comunidade Canção Nova. A partir da liturgia da Festa da Assunção de Nossa Senhora, Dom Beni destacou que Maria foi a primeira missionaria, pois apenas recebeu a visita do anjo e já sentiu a necessidade de dar logo a notícia do Messias Redentor que carregava em seu ventre. E Isabel, cheia de fé, fez a primeira confissão de fé na maternidade de Nossa Senhora. E Maria responde com o canto do Magnificat. Um canto que mostra claramente que Maria lia a sua história a partir das escrituras, a partir da história do seu povo.

“Ele realizou em mim maravilhas”, reconhece Maria diante da maternidade, ao gerar o Filho de Deus. Maravilhas de fato fez por ela o Senhor, como o próprio fato de ter sido concebida sem pecado original. E grande maravilha é sua Assunção, recorda o bispo. A sua Assunção recorda que ela já participa da salavação plenamente realizada, portanto é a imagem do futuro da Igreja.

Após a homilia, Dom Benedito Beni realizou a Cerimonia de Admissão às Ordens Sacras de dois seminaristas da Comunidade Canção Nova, além de conceder o ministério do acolitado concedido a 11 seminaristas da comunidade.

Graça e responsabilidade

Padre Wagner Ferreira / Foto: Wesley Almeida

Padre Wagner Ferreira conta que vê em sua missão de vice-reitor uma imensa graça, porém, ao mesmo tempo uma importante responsabilidade. “Em primeiro lugar, é uma graça imensa pela oportunidade de exercer o ministério sacerdotal em um santuário, cuja vocação é favorecer ao povo de Deus a experiência do amor misericordioso de Deus Nosso Pai, que por seu Filho Jesus redimiu a humanidade. Mas também é uma responsabilidade pela árdua tarefa de dar continuidade à obra de edificação da Casa de Deus, motivado pelo carisma Canção Nova e em espírito de comunhão com as orientações pastorais da Igreja diocesana de Lorena”, conta.

O sacerdote destaca que neste novo desafio contará com o auxílio de muitos irmãos. “Meu serviço é auxiliar o reitor do Santuário, Mons. Jonas Abib, na realização da missão dessa Casa de Deus, e o faço com muita alegria. Importante lembrar, enfim, que comigo existem vários irmãos e irmãs, membros da comunidade Canção Nova, sacerdotes, colaboradores, voluntários que já prestam um serviço maravilhoso em prol do cumprimento da missão do Santuário do Pai das Misericórdias”, afirma.

Um serviço prestado com amor e dedicação, é o que resume o trabalho de Padre Márcio do Prado, que esteve na vice-reitoria por mais de seis anos. O sacerdote da Comunidade Canção Nova, conta ter feito uma experiência profunda com a misericórdia Divina, assim como tantos peregrinos podem testemunhar.

Padre Márcio do Prado agradece aos missionários e colaboradores que o auxiliaram na vice-reitoria / Foto: Wesley Almeida

“Eu sou muito amado por Deus e que Ele é muito miserucordioso. Eu já sabia, mas foi esta a experiencia que eu fiz, de perceber a misericórdia de Deus, misericórdia como Pai. Um resgate mesmo de um Deus que é pai. E a outra experiência que eu faço é de que uma vez que Ele é misericórdia , eu preciso ser misericórdia, não há outro caminho. Como cristão eu já sabia disso, como padre eu soube ainda mais e estando aqui no santuário isso clareou ainda mais. Eu preciso ser misericordioso, preciso imitar a Deus, preciso ser pai e preciso ser misericordioso. São as duas experiências que eu colho neste tempo e são muito significativas pra mim neste tempo”.

Ao final da celebração, Padre Márcio do Prado falou da oportunidade de estar à frente do Santuário. Agradeceu a todos os missionários e colaboradores que o auxiliaram no trabalho, afirmando que muitos deles foram o “olhar e presença do Pai das Misericórdias para muitos peregrinos”.

O Santuário na história do Carisma Canção Nova

“Estamos no limiar de um novo tempo para a Canção Nova”. Foi com esta inspiração, lembra padre Wagner Ferreira que, em abril de 2002, durante a primeira Festa da Misericórdia realizada na Chácara de Santa Cruz, em Cachoeira Paulista, o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, foi impulsionado a realizar um sonho de Deus para a Canção Nova: a construção de um Santuário, onde cada pessoa pudesse fazer sua experiência com a Misericórdia Divina.

Em 7 de dezembro de 2007, foi colocada a pedra fundamental que deu início à construção. Em 09 de julho de 2008 foram iniciados os trabalhos de fundação e instalação de vigas e colunas da obra.
A Cerimônia de Dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias foi realizada no dia 5 de dezembro de 2014 A primeira festa oficial do Santuário do Pai das Misericórdias foi a Solenidade da Santíssima Trindade, realizada em 31 de maio de 2015, que acolheu centenas de peregrinos.

De acordo com o novo vice-reitor, a “missão do Santuário do Pai das Misericórdias é favorecer aos peregrinos que o visitam a experiência salvífica da misericórdia de Deus através da Santa Missa, do acesso à confissão sacramental, e outros momentos de espiritualidade e formação catequética” .

Biografia do novo vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Foto: Wesley Almeida / Canção Nova

Padre Wagner Ferreira da Silva é brasileiro, nasceu em 28 de outubro de 1971, na cidade do Rio de Janeiro (RJ.) É Membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 1992 no modo de compromisso do Núcleo. Foi ordenado sacerdote no dia 27 de dezembro de 1999. É doutor em Teologia Moral e lecionou em diversas instituições de ensino, tais como: Faculdade Dehoniana (Taubaté/SP) e Faculdade Canção Nova (Cachoeira Paulista/SP). De 2009 a 2015, foi membro do conselho geral com a função de Formador Geral e atualmente é o vice-presidente da Comunidade Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo