Neste domingo

Sacerdote comenta história da festa de São Pedro e São Paulo

Padre Urbano atua na Paróquia de São Pedro e São Paulo em Gravatá (PE)

Denise Claro
Da redação

Paróquia dedicada a São Pedro e São Paulo em Gravatá (PE)./ Foto: Arquivo Pessoal.

Neste domingo, 28, a Igreja comemora a Festa de São Pedro e São Paulo. A data da celebração é 29 de junho, porque, segundo uma antiga tradição romana, é o dia em que os dois apóstolos foram martirizados. Mas como é uma data móvel, foi antecipada no calendário litúrgico deste ano. 

Em meio à pandemia, as paróquias dedicadas aos santos vivenciam a festa de forma diferenciada.

Padre Antônio Urbano./ Foto: Arquivo Pessoal.

Padre Antônio Urbano atua na Paróquia de São Pedro e São Paulo de Gravatá (PE), e comenta que a festa neste ano foi celebrada com um tríduo de missas festivas, sem a participação do público, que pôde acompanhar de casa pelas redes sociais. A festa faz parte dos festejos juninos:

“No nordeste, a piedade cristã festeja, desde os primórdios, os santos comemorando no mês de junho. O povo leigo começou a festejar até mesmo pela devoção popular através da recitação do terço e ladainha dos santos, finalizando como uma festa familiar, com comidas típicas de milho, dança, fogueiras e fogos de artifícios. Assim surgiram os festejos populares no nordeste, que, com o passar do tempo, tornou-se tradição, espalhando-se por todo Brasil.”

São Pedro e São Paulo

A solenidade de São Pedro e São Paulo é muito antiga. Em meados do século III, já havia testemunhos dessa celebração. O calendário Filocálio e o Martirológio jeronimiano informam que São Pedro era celebrado na Via Aurélia e São Paulo na Via Ostiense. Na antiguidade, as festas dos santos eram celebradas em seus túmulos ou na proximidade deles. Por isso, como se constata acima, havia dois ofícios religiosos: no túmulo de São Pedro e no de São Paulo.

Em um sermão do ano 395, o Doutor da Igreja, Santo Agostinho de Hipona, expressou que São Pedro e São Paulo, “na realidade, eram como um só. Embora tenham sido martirizados em dias diferentes, deram o mesmo testemunho. Pedro foi à frente; Paulo o seguiu.”

O sacerdote lembra que a festa faz memória desses grandes apóstolos que se destacaram como os dois pilares na história da Igreja, e que por esse motivo são celebrados atualmente juntos, no mesmo dia:

“Pedro foi o primeiro a proclamar a fé, fundou a Igreja sobre o povo de Israel. Paulo se tornou mestre e doutor das nações anunciando o Evangelho da salvação por diferentes meios,  expandindo a fé cristã em diversas regiões pagãs. Foi um grande catequista missionário que espalhou o cristianismo, formando comunidades e organizando a Igreja nas diversas regiões. São Pedro e São Paulo são as duas colunas que sustentaram a fé dos apóstolos e organizaram a Igreja, firmando-a na unidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo