Cidade Mariana

Rio recebe imagem peregrina e inicia 9º Círio de Nazaré

O Círio reúne mais de dois milhões de pessoas nas ruas de Belém do Pará e acontece no Rio pelo nono ano consecutivo

Da redação, com Arquidiocese do Rio

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou ao Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira, 18, trazida pela comitiva composta por diretores do Círio de Nazaré de Belém (PA), padres barnabitas e guardas de Nazaré. Com a chegada da imagem, inicia-se a edição 2017 de uma das maiores manifestações religiosas do mundo em homenagem a Nossa Senhora na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, recepcionou a imagem, na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, onde conduziu um breve momento de oração e destacou as atividades de 2017 que amplificam a importância da presença da Mãe de Nazaré.     

“O Ano Mariano e os 300 anos da aparição da imagem de Aparecida é pra nós uma oportunidade de ver Maria no seu papel de mãe, que nos acolhe, e quer nos entregar Jesus Cristo. Do outro lado, celebramos o Ano da Família em nossa Arquidiocese, e a Semana Nacional da Família no Brasil… Uma oportunidade de Maria nos ensinar a ser família, e tenho certeza que, quanto melhor vivemos como famílias cristãs, muitas das violências, problemas e dificuldades do mundo de hoje mudariam, por isso, pedimos que essa passagem da imagem peregrina leve as pessoas a pensarem em ser boas famílias cristãs, a buscarem a Deus, a serem obras de paz nas cidades, na região em que convivem, no Brasil e no Mundo. Tenho certeza que a intercessão de Maria não nos falta, mas é necessário que nós, como Maria, digamos sim aos planos de Deus, como Ela o fez”, afirmou Dom Orani.

Após a cerimônia, a imagem peregrina foi entregue a Arquidiocese de Niterói, e durante à tarde retornará a Arquidiocese do Rio para visitar a Dufry do Brasil e, em seguida, a Ilha de Paquetá.

Um Círio carioca

O Círio de Nazaré, tradicional manifestação religiosa originada em Belém do Pará, será realizado de 18 a 20 de agosto no Rio de Janeiro. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que percorre o Brasil inteiro, passará por paróquias dedicadas à padroeira, hospitais, capelas, instituições, centros culturais e diversas comunidades.

O Círio reúne mais de dois milhões de pessoas nas ruas de Belém do Pará e acontece no Rio pelo nono ano consecutivo. O evento foi trazido para a cidade junto com seu arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta, em 2009. Neste ano, terá como tema “Maria de Nazaré nos ensina a ser família”.

Já em Belém, a temática desse ano será “Maria, Estrela da Evangelização”, devido ao fato de a Igreja no Brasil estar celebrando o Ano Mariano pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

“Esse ano, o Círio traz um tema especial, e vem abençoando e trazendo luz às famílias. Sem dúvida, é uma riqueza espiritual muito grande para a cidade. O Rio passa por um momento de grande dificuldade, e a oração nos fortalece para a mudança de cenário e para que tenhamos uma postura resiliente e um olhar um pouco mais atento e comprometido para com as pessoas mais necessitadas”, afirmou padre Omar Raposo, organizador do evento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo