Aniversário

Rio de Janeiro comemora 449 anos de história

Cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio, participa de comemorações pelos 449 ano da cidade

Da redação, com Arquidiocese do Rio

Neste sábado, 1º de março, o Rio de Janeiro celebra 449 anos de existência. O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, celebrará uma missa em ação de graças, às 9h, na Paróquia São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca. Às 12h, o cardeal participará da celebração do aniversário da cidade na Rua da Carioca, em festividade promovida pela Sociedade dos Amigos da Carioca e Adjacências (SARCA).

Está prevista que a imagem de São Sebastião seja conduzida em um carro do Corpo de Bombeiros da Catedral até a Rua da Carioca, onde um grande bolo de 10 metros será cortado e distribuído para a população.

“Será a 25ª edição desta festa tradicional. Completaremos este ano Bodas de Prata. Serão oito bolos, de mais ou menos 1m25, com imagens importantes para a cidade do Rio, entre elas, a da Arquidiocese e do arcebispo Dom Orani, que receberá a faixa “O mais carioca dos cardeais”. Contaremos com a participação do cantor Agnaldo Timóteo, que homenageará a cidade cantando a ‘Ave Maria’ “, afirmou o presidente da SARCA, Roberto Cury.

A animação já está no clima de preparação para a festa do ano que vem, quando a cidade completa 450 anos de fundação. Mais de 1.400 pessoas participaram da campanha lançada pelo Comitê Rio450, da Prefeitura do Rio, ao enviar ideias de eventos comemorativos.

Desde o lançamento oficial do comitê, os cidadãos sugeriram iniciativas de comemoração no portal eletrônico oficial, divididos entre festividades ou presentes. “Como presentes, imaginamos iniciativas de mais longo prazo, melhorias que o bairro precisa, projetos culturais de restauro, um projeto cultural, ou urbanístico, coisas que possamos deixar para a cidade como legado”, explicou o presidente do Rio450, Marcelo Calero. Já as festividades, de acordo com ele, são próprias do carioca, “um povo que gosta de comemorar”.

Uma primeira parcial, divulgada no início do mês, revela que os moradores de Copacabana, Campo Grande e Tijuca foram os que mais deram ideias à iniciativa. O próximo passo é escolher entre as centenas de sugestões o que realmente vai sair do papel. A escolha será aberta aos cariocas a partir do dia 17 de março, no site: www.rio450anos.com.br.

As comemorações dos 450 anos começam ainda em 2014, no dia 31 de dezembro, e seguem até 1º de março do ano que vem. Os mais ansiosos já podem acompanhar o clima de festa nas redes sociais oficiais, como no Facebook (www.fb.com/Rio450), e no Instagram (instagram.com/rio450)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo