Até domingo, 9

Rio de Janeiro acolhe edição 2016 do Círio de Nazaré

Até domingo, os cariocas poderão homenagear Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses

Da redação, com Arquidiocese do Rio

cirio nazare rio

A cidade do Rio de Janeiro acolhe mais uma edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré no Santuário Basílica São Sebastião, na Tijuca.

As festividades começaram nesta quinta-feira, 6, e prosseguem até domingo, 9. Este ano, o Círio terá como tema “Maria, mãe de ternura e de misericórdia”. Mais informações no site www.igrejadoscapuchinhos.org.br.

A festa do Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil, realizada anualmente em Belém do Pará, e um dos maiores eventos religiosos do mundo, que reúne cerca de dois milhões de pessoas em todos os cultos e procissões.

Em Portugal é celebrada no dia 8 de Setembro, e no Rio de Janeiro a celebração já foi incorporada no calendário do Santuário para o mês de outubro.

cirio nazare rio1

Confira a programação:

Sexta-feira, dia 7 de outubro:

18h – Missa com apresentação do Manto 2016

Sábado, 8 de outubro:

9h – Missa
10h – Deslocamento da imagem de Nossa Senhora de Nazaré do Santuário Basílica de São Sebastião em direção ao Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa
18h – Procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré do Santuário de Nossa Senhora das Graças em direção ao Santuário Basílica de São Sebastião
19h – Chegada da procissão e missa no Santuário Basílica de São Sebastião

Domingo, 9 de outubro:

8h30 – Missa
10h – Procissão do Círio de Nazaré e na chegada missa solene
18h – Missa do encerramento da festa

Mais sobre o Círio

O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é um dos maiores eventos religiosos do mundo. Reunindo mais de dois milhões de pessoas, a festa é celebrada desde 1793, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no segundo domingo de outubro.

Outras regiões, como o Rio de Janeiro, devido a migração de paraenses, acabaram criando as procissões para estarem mais próximos de Belém, mesmo que pelo ato de fé. O Termo “Círio” tem origem na palavra latina “Cereus”, que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada pela manhã.

Em dezembro de 2013, o Círio de Nazaré foi declarado, pela Unesco, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo