Semana Nacional

Religiosos brasileiros se reunirão na Praça Vaticana para celebrar vida consagrada

Com encontro na praça vaticana, religiosos querem marcar a 1ª Semana Nacional da Vida Consagrada que acontece de 16 a 22 de agosto no Brasil

Da Redação, com Vatican News

Encontro será realizado no próximo domingo, 16, durante a oração do Angelus na Praça Vaticana / Foto:
Reuters/Remo Casilli

“Amadas e Amados, Chamadas e Chamados por Deus” é o tema da Primeira Semana Nacional da Vida Consagrada que será realizada de 16 a 22 de agosto no Brasil. A Conferência dos Religiosos do Brasil, CRB/ Nacional, organizou uma programação geral, e cada Regional deverá também promover algum evento para viver com intensidade esse tempo de graça.

Os religiosos brasileiros residentes em Roma, na Itália, para vivenciar a Semana, mesmo distantes do país, marcaram um encontro na Praça São Pedro, como explica padre Jaime Carlos Patias, membro do Conselho Geral dos missionários da Consolata e membro do Grupo Religiosas/ Religiosos Brasileiras/os em Roma, (RBR).

Leia também:
.:Dia do Religioso: ser capaz de dar a vida
.: O que é uma “vida consagrada”?
.: A importância da vida consagrada

“Não somos um Regional, mas nos reunimos periodicamente para diversas atividades. Atendendo ao convite da Irmã Maria Inês Ribeiro, presidente da CRB, e percebemos que também nós deveríamos realizar algum evento aqui em Roma. Surgiu a proposta de nos reunirmos, neste domingo, dia 16 de agosto, na Praça São Pedro para rezarmos com o Papa Francisco a oração do Ângelus pela Vida Consagrada. Faremos esse gesto em comunhão com a CRB e toda a Vida Consagrada no Brasil”.

Mais de 50 religiosas e religiosos já confirmaram presença na Praça São Pedro. São brasileiros que trabalham em suas congregações, as quais têm sede aqui em Roma. Superiores Gerais, Conselheiros Gerais e outros que realizam diferentes serviços nas suas respectivas congregações.

“Com a nossa presença na Praça São Pedro, queremos reafirmar o que disse Dom Adelar Baruffi, Bispo de Cruz Alta (RS):’A vida Religiosa Consagrada é sinal visível da presença amorosa de Deus na vida da Igreja e na vida das pessoas’.”

De fato, prossegue padre Jaime, sentimos que somos esse sinal visível da presença de Deus para a Igreja e para o mundo. “Esse gesto, será a nossa maneira de marcar presença e, em comunhão, rezarmos pelo bom êxito da Primeira Semana da Vida Consagrada no Brasil. Rezemos pelos consagrados e consagradas, a fim de que sejamos presença profética onde quer que estejamos”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo