Itaici

Reflexões sobre o apóstolo Paulo marcam retiro dos bispos

“Caminho de Paulo, caminho do Bispo” e “Vida em Cristo, nossas relações com Deus”, foram os temas das duas últimas reflexões feitas neste domingo, 26, pelo orientador do retiro dos bispos em Itaici, Dom Ângelo Domingos Salvador. A primeira foi feita na noite de sábado.

“Se o caminho de Paulo aponta para nosso caminho, se sua trajetória inspira nossa trajetória, que podemos ou devemos fazer?”, indagou Dom Ângelo. “Em primeiro lugar, suplicar a graça, não impossível, de receber uma iluminação semelhante àquela que Paulo recebeu”, respondeu. Em segundo lugar, “podemos contribuir poderosamente para receber tal iluminação mediante o exercício da contemplação do mesmo mistério de Cristo, apresentado a Paulo”, disse, apontando a Lectio Divina como caminho para alcançar tal propósito. “Isto exige perseverança”, lembrou o bispo recomendando a orientação de Francisco Osuna: “Se não puderes perseverar por amor, obriga-te com santo zelo e passa pela porta estreita da contemplação, porque Deus dá a graça do saber àquele que se atreve a perseverar”.

Na manhã de hoje, Dom Ângelo acentuou a relação das pessoas com Deus, destacando a experiência das religiões “místico-sapienciais” e as “proféticas”. “Nas religiões místico-sapienciais, predomina a relação ascendente, em que o ser humano é o sujeito, Deus é o termo e a dimensão espiritual do ser humano é o fundamento”, explicou. “”o contrário, nas religiões proféticas predominam as relações descendentes, em que Deus é o sujeito, o ser humano é o termo, e a natureza de Deus, que é amor – difusivum sui -, é o fundamento. Assim, no cristianismo, Deus é primeiro e nós, os seres humanos, somos o segundo”.

Celebração da Luz

Uma emocionante celebração encerrou os momentos de espiritualidade ontem, 25. No auditório Rainha dos Apóstolos, os bispos participaram do lucernário, uma celebração com cantos e meditações, iluminados apenas pelas velas que cada um trazia acesa. Na cerimônia, o Círio Pascal ganha destaque e dele sai a luz que acende a vela de todos os participantes. A palavra de Deus é proclamada, seguida de breve meditação.

Íntegra das reflexões

1. Caminho de Paulo, Caminho do bispo
2. Vida em Cristo, nossas relações com Deus
3. Método de vida orante

Leia mais
.: Bispo é modelo para o rebanho, afirma Dom Ângelo

.: Como peregrinos Bispos participam de Missa na Catedral da Sé

.: Bispos participam de Missa Maronita na Assembleia de Itaici

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo