23 de fevereiro

Reaplicação do ENEM 2020 começa nesta terça-feira

Prova terá as mesmas regras do exame regular; Resultados serão divulgados no dia 29 de março

Agência Brasil

Provas serão reaplicadas hoje e amanhã /Foto: NeONBRAND via Unsplash

A reaplicação do ENEM começa nesta terça-feira, 23.  O Exame Nacional do Ensino Médio será feito por pessoas privadas de liberdade. Candidatos que tiveram as provas canceladas pelo agravamento da pandemia da Covid-19 também farão a prova.

O ENEM poderá ser feito por aqueles que não puderam fazer o exame por estar com sintomas da covid-19. Infectados por outra doença e prejudicados por questões logísticas também realizarão a prova.

Mesmas regras

A reaplicação seguirá as mesmas regras do ENEM regular. Os horários de aplicação serão os mesmos. Os portões abrem às 11h30, no horário de Brasília, e fecham às 13h.

A prova começa a ser aplicada às 13h30. Nesta terça-feira, os participantes farão as provas de redação, linguagens e ciências humanas. O tempo de prova é 5 horas e 30 minutos. Na quarta-feira, 24, os estudantes terão 5 horas para resolver as questões de matemática e ciências da natureza.

O que é ou não permitido

A recomendação é que os estudantes cheguem com antecedência para evitar aglomerações. A lista do que é ou não permitido é também semelhante à aplicação regular.

Os participantes deverão levar um documento oficial com foto – não é permitida a apresentação de documento digital. Também devem levar caneta preta de material transparente e máscara de proteção facial. 

Resultados

Os resultados finais, tanto do ENEM digital quanto do ENEM impresso e da reaplicação, serão divulgados no dia 29 de março. 

Como as notas poderão ser usadas

As notas do ENEM poderão ser usadas para ingressar no ensino superior. Os resultados também permitem a participação em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Programa Universidade para Todos (ProUni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também aceitam a nota do ENEM.

ENEM regular e digital

O ENEM 2020 regular foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro no formato impresso. Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro a aplicação foi no formato digital.

Leia mais
.: Enem 2020: 1º dia de prova tem 51,5% de abstenção
.: Segundo dia do Enem 2020 tem abstenção de 55,3%

Agora, será aplicado o ENEM PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade). 

Como solicitar a reaplicação

Prevista no edital, a reaplicação do ENEM pode ser solicitada por participantes que se sentiram prejudicados por causa de algum problema logístico.

Neste ano, devido à pandemia, puderam também pedir a reaplicação os participantes que apresentaram sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa. 

Também devido à pandemia, a aplicação do ENEM regular foi suspensa no estado do Amazonas. Mais de 160 mil estudantes fariam a prova. Esses participantes poderão fazer o ENEM também na data da reaplicação. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo