ENF 2020

RCC se reúne para encontro nacional de formação

Abertura dos trabalhos foi marcada pela transição da presidência da RCC

Jéssica Marçal
Da Redação

Membros da RCC reunidos para o ENF 2020 / Foto: Canção Nova

O Encontro Nacional de Formação (ENF) reúne até domingo, 26, membros da Renovação Carismática Católica de todo o Brasil. As atividades começaram na manhã desta quinta-feira, 23, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), após Missa de abertura do evento na noite de ontem.

A transição da presidência da RCC marcou a programação da manhã. A então presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil, Kátia Roldi Zavaris, passou a missão para as mãos de Vinícius Rodrigues Simões, eleito para o triênio 2020-2022 durante reunião do Conselho realizada em setembro passado em Aparecida (SP).

“Quero agradecer a todas as pessoas, ou seja, todos vocês carismáticos do Brasil. Nenhuma coordenação consegue subsistir se não for pelas mãos dadas de todos os irmãos nos sustentando no dia a dia da caminhada e do chamado”, disse Kátia. “Eu saio dessa presidência super apaixonada por Jesus, muito agradecida a Ele”.

Vinícius recebeu das mãos de Kátia a vela acesa do Jubileu de Ouro da RCC, celebrado em 2017, e a bandeira do Brasil, simbolizando a entrega a ele de todos os carismáticos da nação brasileira. “Diante desse chamado do Senhor, inspirado por Maria eu respondi com um ‘sim’ generoso. (…) Suceder a Kátia nessa coordenação certamente não é das tarefas mais fáceis. Através dela, o Senhor ajudou a construir um edifício espiritual bem harmônico. A cada tempo, Deus chama uma pessoa com as suas características próprias. Eu coloco as características que Deus me deu a serviço da Renovação Carismática Católica do Brasil”, afirmou.

Vinícius Simões, novo presidente da RCC Brasil / Foto: Canção Nova

“Estamos juntos, somos família carismática. Inaugurando esse tempo pós jubilar, queremos projetar a Renovação Carismática Católica para mais 50 anos de evangelização e partilha do Batismo no Espírito Santo”, concluiu Vinícius.

Em entrevista ao Jornalismo Canção Nova, Vinícius destacou que nesses três anos em que estará à frente da RCC, serão trabalhados três verbos: resgatar, em 2020, fazendo alusão a voltar ao primeiro amor, às origens; guardar, em 2021, no sentido de ser sentinela protetora dos grupos de oração, de não fugir da identidade, e em 2022 o verbo propagar, no sentido de compartilhar com todos na Igreja a graça do Batismo no Espírito Santo.

“Resgatar, guardar e propagar a identidade da RCC para que o mundo seja batizado no Espírito Santo. Não resgatar em um sentido auto-referencial, mas resgatar, guardar e propagar para que o mundo seja batizado no Espírito Santo”, explicou.

Charis

Ainda pela manhã, os participantes do ENF puderam saber mais sobre o Charis – Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica com uma apresentação feita por Kátia. Trata-se de um organismo para todas as expressões da RCC, criado a pedido do Papa Francisco.

Kátia Roldi / Foto: Canção Nova

O organismo foi oficialmente divulgado em junho de 2018. “Um dado muito importante é que o Papa acompanhou todo o processo, desde a elaboração do estatuto até a oficialização em junho de 2018”, explicou Kátia.

“O que nós vamos ser como movimento: movimento da Renovação Carismática Católica. Ou seja, novas comunidades vão continuar fazendo o seu trabalho de acordo com o carisma que o Senhor concedeu a cada uma delas. Os institutos religiosos vão continuar fomentando vocações a partir de um carisma específico, e assim por diante”.

O novo presidente da RCC também falou sobre o Charis em entrevista ao Jornalismo Canção Nova. “O chamado do Papa é para uma comunhão mais aperfeiçoada. A corrente de graças, as diversas expressões da Renovação Carismática são chamadas a ser um, para que, fortalecendo a evangelização, a gente possa chegar mais longe. O convite do Papa é unirmos forças das diversas expressões para evangelizarmos mais”.

Sobre o ENF

Na edição desse ano, o ENF acontece não só na sede da Comunidade Canção Nova, mas também nas dependências do Santuário Nacional de Aparecida. A programação inclui momentos de oração, animação, workshops e partilha dos projetos e serviços em andamento, além da Santa Missa.

Esse é o maior evento de formação da RCC do Brasil, direcionado a coordenadores. O ENF, realizado tradicionalmente em janeiro, apresenta o tema a ser vivido pela RCC durante o ano, que em 2020 está em Romanos 12, 2: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”.

“É um chamado forte de Deus a uma transformação, a uma renovação espiritual, a uma conversão ainda mais profunda, porque de fato precisamos andar na contramão desse mundo no sentido de que aquilo que não é de Deus nós precisamos rechaçar e afastar da nossa vida”, explicou Vinícius.

O encerramento está previsto para as 12h30 de domingo, 26.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo