1 de abril

Rádio Canção Nova completa 39 anos de fundação

Antes pertencente ao grupo Bandeirantes, a Rádio foi adquirida pela Comunidade Canção Nova no dia 1º de abril de 1980

Da redação

Rádio Canção Nova/ Foto: Arquivo CN

No dia 1º de abril de 1980 a Comunidade Canção Nova adquiriu o seu primeiro meio de comunicação, a rádio. O local, antes pertencente ao grupo Bandeirantes, era, de acordo com o fundador da comunidade, Monsenhor Jonas Abib, um desejo de Deus. Segundo Jorge Antônio Peixoto, antigo secretário da Associação Canção Nova, a compra da concessão de uma rádio era um desejo do monsenhor, e ocorreu por intermédio de um antigo funcionário da emissora Bandeirantes, Caetano.

“Ele [Caetano] propôs a eles [Monsenhor Jonas e membros da Canção Nova] que pegassem uma rádio já pronta”, revelou Peixoto. De acordo com o antigo secretário da Associação Canção Nova, Caetano informou que a emissora estava sendo vendida há um tempo e se prontificou em contatar o dono para saber se ela ainda estava disponível para venda. “Padre Jonas estava convicto de que Deus queria uma rádio para evangelizar”, afirmou.

Maria Aparecida Barbosa, ouvinte da rádio Canção Nova, recordou o dia que ouviu dos amigos de seus pais, que a Canção Nova havia adquirido a rádio Bandeirantes. “Faz muito tempo, mas eu me lembro bem da alegria que a minha mãe manifestou naquele momento porque ela já admirava a Canção Nova, ela ouvia a rádio, que era a única rádio local que tinha, então saber que a Canção Nova tinha adquirido aquela rádio, foi realmente um motivo de alegria para todos nós. Eu, ainda criança, pude compartilhar daquela alegria”, relatou.

Após a aquisição, a Canção Nova recebeu como doação um duplicador de cassetes e um gravador de rolo, que foram para Monsenhor Jonas, uma confirmação acerca dos planos de Deus para a comunidade. “Por graça de Deus a rádio bandeirantes de Cachoeira Paulista, aquela rádio pequenininha que pegava aqui na região, (…) foi adquirida”, frisou Peixoto.

Antiga Rádio Canção Nova /Foto: Arquivo CN

Ana Maria Ferraz, moradora da cidade de Cachoeira Paulista, onde está localizada a comunidade Canção Nova, diz que desde a concessão da rádio, foi possível ver o trabalho com responsabilidade exercido pelos membros da comunidade naquele meio de comunicação. “Eu tenho gratas lembranças porque ela [rádio] foi adquirida com dificuldade. Dinheiro não havia, mas havia muita força de vontade”, observou.

Para o cantor católico Eugênio Jorge, a rádio Canção Nova foi sinônimo de evangelização: “Edificou a minha vida de uma tal maneira que ainda é difícil de explicar”. O cantor recordou que era jovem quando começou a acompanhar a programação inicial da rádio. “Já conseguíamos sentir o quanto Deus queria trabalhar o coração das pessoas e não é que trabalhou no meu? Já fui locutor e canto na rádio através das músicas (…). Quando olho para trás vejo na minha história, estampada, a ação poderosa de Deus através da rádio Canção Nova.

Nestes 39 anos que a rádio celebra, a responsável pela emissora, Shirley Batista, afirmou que será de muitas novidades. “Nossas expectativas são as melhores possíveis, trabalharemos para que o melhor da evangelização (..) chegue até você”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo