Treinando em casa

Profissionais falam sobre exercícios na quarentena e disponibilizam treinos

Professor de educação física e fisioterapeuta explicam benefícios de quem se exercita em casa, e disponibilizam séries de exercícios para quem deseja se movimentar, em casa, na quarentena 

Julia Beck
Da redação

Exercícios físicos ajudam a aliviar tensão durante a quarentena/ Foto: Kari Shea

Relaxar. Essa ação de repouso físico e mental parece pouco palpável diante da tensão vivida mundialmente pelos efeitos da pandemia de coronavírus. Ansiedade, estresse e dificuldade de concentração ganharam espaço na rotina dos brasileiros, que precisam encontrar maneiras de tornar o cotidiano mais leve.

O engenheiro de produção Fernando Rodrigues/ Foto: Arquivo Pessoal

O engenheiro de produção, Fernando Rodrigues, elegeu os exercícios físicos como uma saída, não só para a perda de gordura, mas para o relaxamento. “Com a prática de exercícios físicos, elimino o alto nível de estresse enfrentado durante a quarentena”, contou.  

Rodrigues afirmou que o horário mais flexível tem o ajudado a realizar os exercícios, diariamente, e destacou a importância de as pessoas seguirem treinos prescritos por profissionais. “Uma boa orientação profissional faz com que o aluno execute o exercício de maneira correta, corrigindo erros passíveis de vícios”, opinou o engenheiro.

Leia mais
.: Os benefícios da atividade física regular à saúde

O professor de educação física, especialista em treinamento esportivo e membro da Team HIIT Brasil (formação de treinadores especialista no método de treinamento intervalado de alta intensidade) e do GEPTAEE (Grupo de estudos em psicofisiologia e treinamentos aplicados ao exercício e ao esporte), Cleryston Giovanni da Silva foi o profissional escolhido por Rodrigues para orientá-lo na prática de atividades física durante a quarentena.

O professor esclarece que é de extrema importância manter-se ativo nesse momento. Giovanni explica que exercícios físicos, em casa, devem ser feitos até mesmo por pessoas que não tinham o hábito antes da quarentena. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os exercícios sejam realizados com intensidade moderada, pois exercícios intensos podem afetar sua imunidade, e assim, ficar sujeito às infecções de vírus”.

Benefícios do treinamento em casa

O professor de educação física, Cleryston Giovanni/ Foto: Arquivo Pessoal

“Os benefícios do treinamento em casa são inúmeros, visto que o treinamento ajuda na prevenção e no tratamento de mais de 26 tipos de patologias. Com exemplos práticos, o treinamento ajuda na melhoria do estresse, da ansiedade e traz benefícios cardiovasculares”, explica o professor de educação física.

Em geral, todas as pessoas podem se exercitar em casa, revela Giovanni. “Se não houver nenhuma patologia, pode realizar o treinamento sem nenhum problema, desde que respeite os limites fisiológicos, anatômicos, e a recomendação indicada pela OMS, que são treinamentos de intensidade moderada”. O professor alerta que a prática de exercícios sem acompanhamento, apesar de apresentar seus benefícios, perde principalmente em segurança.

Acompanhamento profissional e alerta para treinos da internet

“O acompanhamento de um profissional de Educação Física é essencial para eficácia e segurança em um programa de exercícios físicos, pois o treinador possui conhecimento técnico suficiente para dosar a prescrição, além de corrigir possíveis falhas técnicas durante a execução. Vimos muitos treinamentos na internet, onde as pessoas procuram inventar exercícios mirabolantes que prometem coisas e coisas. Nesse momento, é necessário ter muita cautela”.

Leia mais
.: Riscos de fazer exercícios físicos sem orientação profissional

O professor de educação física alerta para as dores pós-treino. “Dor não significa estar fazendo correto. Uma das formas de saber se está fazendo correto é se a musculatura alvo está sendo atingida”. Neste período, Giovanni indica exercícios como agachamento, afundo, avanço, abdominais, polichinelo, escalador, skipping (corrida no lugar). “Esses exercícios são usados desde os iniciantes até os avançados”.

Aplicativo com treinos disponível gratuitamente

/ Foto: Reprodução

Quando iniciada a quarentena, o professor de educação física disponibilizou, gratuitamente, os treinos de seu aplicativo para quem buscava uma série de treinos para ser executada em casa. De imediato, Giovanni acreditava que os maiores interessados pelos seus treinos seriam seus alunos, mas foi surpreendido com os mais de 250 acessos diários. “Atingimos alunos, ex-alunos, pessoas de alguns estados brasileiros, e até de outros países como Argentina, Irlanda, Estados Unidos e Alemanha”.  

No aplicativo, há mais 20 treinos. Os exercícios têm vídeos de execução, onde as pessoas podem olhar e fazer com mais facilidade e orientação. “Recebi feedbacks positivos em que pessoas estavam entrando em estado de depressão, ansiedade e conseguiram ter uma melhora com a prática desses exercícios”. Para ter acesso aos exercícios, basta procurar na “Play Store” ou “Apple Store” o nome: MFIT. Para acessar os treinos, basta preencher o login (ctk40treinamento@gmail) e a senha (ctk40).

Aulas de pilates nas redes

A fisioterapeuta, Juliana Dias/ Foto: Arquivo Pessoal – Juliana

Assim como Giovanni, a fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Ortopédica, especialista em Pilates e proprietária da clínica de fisioterapia Corphus Studio de Pilates – localizada em Guaratinguetá (SP), Juliana Dias Barbosa passou a enviar vídeos com exercícios de fortalecimento e alongamento para os seus amigos nas redes sociais.

“Trabalho com Pilates há 12 anos e decidi enviar vídeos para grupos de WhatsApp e também fazer postagens nas redes sociais a fim de estimular essa prática de exercícios físicos, aliviando o estresse, melhorando o humor, reduzindo as preocupações, produzindo endorfina e, consequentemente, a sensação de prazer após se exercitar. Creio que essa é a minha contribuição para melhorar a vida de alguém e, com isso, a minha também”.

Para incentivar o início da prática de atividades físicas em casa, a fisioterapeuta indica o seguinte alongamento e treino:

Série de Alongamento

Série de Exercícios

A sequência de exercícios é diversificada para perna, abdômen, glúteos, braços e fortalecimento do cinturão abdominal. Cada exercício deve ser realizado 12 vezes (com descanso a cada dois exercícios) e, depois de completa, a série deve ser repetida de duas a três vezes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo