Coletiva

Presidente do TSE comenta segundo turno das eleições 2020

Neste domingo, 57 municípios elegeram prefeitos

Da redação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, participou, na noite deste domingo, 29, da entrevista coletiva sobre o segundo turno das eleições municipais 2020.

O ministro falou sobre os bons resultados das eleições, e fez um balanço geral do que foram as eleições. Relembrou a decisão de não adiar as eleições 2020 para o próximo ano, e viu como positiva a realização do primeiro e segundo turno em segurança.

“Foi feito um Plano de Segurança Sanitária para minimizar os riscos de contágio nos dias de votação, que já está sendo traduzido para outros países. Foi suprimida a biometria neste ano, para diminuir o tempo de votação de cada cidadão, e adquirida uma grande quantidade de materiais entre máscaras, álcool em gel, sinalizadores, marcadores de chão e a iniciativa privada forneceu todos os equipamentos”, disse.

O ministro lembrou que, no primeiro turno, houve abstenção de 23%, o que foi considerado por ele um número bom dentro de um cenário de pandemia.

Combate às fake news

“Um grande desafio foi enfrentar as campanhas fraudulentas, as chamadas fake news. Fizemos parcerias com todas as mídias sociais, e derrubamos contas fraudulentas. Também com todas as agências checadoras de notícias, e conseguimos refutar todas as notícias falsas que poderiam atrapalhar essas eleições. Criamos a página “fato ou boato” da Justiça Federal, que avaliava as informações distorcidas. Uma parceria também foi feita com as empresas de telefonia”, registrou.

Voluntários

O ministro salientou que foram 929 mil mesários voluntários em um momento de pandemia, em que se temia uma debandada de mesários.

Foram feitas campanhas como a contra a intolerância, a favor da participação feminina na notícia, contra as notícias falsas, e pelo voto consciente, pela participação dos jovens.

“Essas foram as realizações desde o dia 25 de maio, quando tomei posse. Em continuidade a trabalhos já desenvolvidos pela Min Rosa Weber.”

Primeiro Turno

Barroso lembrou que no primeiro turno houve dois problemas: instabilidade no app do e-Título e o atraso na divulgação dos resultados no primeiro turno.

O ministro lembrou que não houve fraude nas eleições de nenhuma forma, e explicou que as urnas não ficam em rede, portanto impossível de se sofrer um ataque com sucesso de hacker.

“Nas eleições cada urna emite a zerésima, que mostra que não há nenhum voto naquela urna. Ao fim do dia de votação, a urna imprimi os votos totalizados naquela urna, e cada partido pode já fazer a contagem de seus votos. Jamais se comprovou qualquer aspecto fraudulento no sistema, é impossível haver fraude antes e depois das eleições”, reforçou

Segundo Turno

Neste segundo turno, não houve nenhum ataque bem sucedido ao sistema eleitoral. Houve a participação de mais de 26 milhões de eleitores. O índice de abstenção no segundo turno foi de 29,47%, faltando o estado do Acre.
“É um número maior do que o que a gente desejaria, mas precisamos levar em conta de que realizamos essas eleições em meio a uma pandemia”, disse.

Eleitos

O ministro lembrou que, nessas eleições, houve 649 mulheres eleitas como prefeitas e 885 mulheres eleitas como vice-prefeitas. Em relação a candidatos negros e pardos, houve um aumento de 29% para 32%. Por fim, o ministro parabenizou todos os eleitos, especialmente os prefeitos das capitais, citando os nomes por estado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo