Combate ao fogo

Prefeitura prevê para hoje fim do incêndio em Santos

Incêndio teve início na última quinta-feira e seis tanques de combustível foram atingidos; bombeiros já utilizaram 5 bilhões de litros d’água em combate ao fogo

Agência Brasil

incendio1

Os bombeiros conseguiram, na tarde deste domingo, 5, extinguir as chamas de um tanque que continha etanol anidro / Foto: Agência Brasil

O combate ao incêndio nos tanques de combustível da empresa Ultracargo, no Terminal da Alemoa, em Santos (SP), evoluiu no fim de semana. As chamas estão sob controle. De acordo com a prefeitura de Santos, graças aos reforços de novas viaturas de combate ao fogo, o incêndio deve ser extinto nesta segunda-feira, 6.

Os bombeiros conseguiram, na tarde deste domingo, 5, extinguir as chamas de um tanque que continha etanol anidro, mas dois tanques de gasolina ainda estão tomados pelo fogo nesta manhã.

A partir desta segunda-feira, o acesso de caminhões com destino ao Porto de Santos na Via Anchieta foi restringido em razão do incêndio. A restrição provoca congestionamento do quilômetro 33 ao 39 nesta manhã.

A alça de acesso ao Viaduto da Alemoa continua fechada. De acordo com a prefeitura, a medida visa evitar que a entrada de Santos fique bloqueada.

De acordo com a prefeitura, os bombeiros dispõem de 30 mil litros de espuma em reserva. Eles também contam com o auxílio de uma viatura com visão térmica, que permite identificar o calor nos cilindros, mesmo quando não há chamas. Um aparelho vindo do Exército também vai ajudar na detecção de partículas sólidas e de gás no ar, que podem oferecer perigo à saúde da população de Santos.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) vem medindo a qualidade do ar em vários pontos da região. Até este domingo, não haviam sido identificadas alterações nos índices habituais nas cidades de Santos e Cubatão.

As equipes da Cetesb também monitoram a mortandade de peixes no estuário e no Rio Cubatão, possivelmente pela contaminação da água em razão do incêndio. Os peixes foram recolhidos para análise.

A prefeitura de Santos informou que o possível impacto ao meio ambiente, de responsabilidade da empresa Ultracargo, poderá gerar multas de até R$ 50 milhões.

O incêndio teve início na última quinta-feira, 2, e seis tanques foram atingidos. O Corpo de Bombeiros usa sete rebocadores, que bombeiam água do mar com espuma para apagar o fogo e resfriam os tanques ao redor.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo