Igrejas Irmãs

Porto Alegre: Arquidiocese destina coleta para a Diocese Xingu-Altamira

Iniciativa faz parte do Projeto Igrejas Irmãs criado pela CNBB em 1972

Da redação, com Regional Sul 3 da CNBB

solidariedade

/Foto: Sincerely Media via Unsplash

A Arquidiocese de Porto Alegre destinará a coleta realizada no último final de semana (18 e 19 de setembro) em todas as suas paróquias à Igreja Irmã, a Diocese Xingu-Altamira, localizada no Pará.

A Diocese de Xingu-Altamira é formada por 12 paróquias e cinco áreas pastorais. Situadas em 10 municípios: seis paróquias ao longo da Rodovia Transamazônica, sendo Altamira ( duas paróquias e quatro áreas pastorais), Anapu (uma paróquia), Brasil Novo (uma paróquia), Medicilândia (uma paróquia), Uruará (uma paróquia), Placas (uma paróquia). E quatro municípios localizados às margens dos rios Tucuruí, Xingu e Amazonas: Vitória do Xingu, (uma paróquia e uma área pastoral), Senador José Porfírio, (uma paróquia) Porto de Moz, (uma paróquia) e Gurupá, (uma paróquia).

Projeto Igrejas Irmãs

O Projeto Igrejas Irmãs foi criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1972. Ele é uma resposta ao apelo dos bispos da Amazônia, reunidos em Manaus naquele ano.

A Arquidiocese de Porto Alegre aderiu ao projeto e, em 1973, abraçou a então Prelazia do Xingu, enviando três padres: padre Léo Schneider, que permaneceu por 12 anos; padre Oscar Führ, que faleceu de câncer no Xingu em 2004 e foi sepultado na Transamazônica; e padre Alírio Bervian, que chegou em Altamira em 1973 e permanece lá até hoje.

Leia mais
.: Padre aos batizados: “Somos missionários, portanto somos missão”

Desde 2017, a missão também conta com o padre João Carlos Andrade da Silveira, da Paróquia Santa Luzia – Anapu. Para o início do próximo ano, a Arquidiocese enviará padre Tiago Camargo, integrante do COMIDI e natural de Porto Alegre. O sacerdote partilhou seu testemunho missionário na live Vocacionados à Missão, no mês de agosto. 

Ao longo destes quase 50 anos, o projeto nunca foi interrompido. Vários padres, seminaristas e congregações religiosas doaram preciosos anos a serviço desta Missão. Eles foram e são sempre apoiados pelas orações e coletas da Arquidiocese de Porto Alegre.

Missão

Na região com grande população ribeirinha e indígena, os missionários que partem da Arquidiocese de Porto Alegre inserem-se na vida pastoral da Diocese Xingu-Altamira. Eles juntam-se aos padres das paróquias e aos religiosos(as) de escolas e projetos sociais. Suas funções são de extrema relevância naquela região. Estão sempre em sintonia com os missionários estrangeiros e os povos originários.

“Nem todos podem colocar os pés naquele campo de missão, mas todos podemos colocar lá o nosso coração! Como? Rezando sempre por nossos missionários e contribuindo alegre e generosamente com a Coleta Xingu-Altamira nas missas deste próximo final de semana. Deus abençoe nossa generosidade missionária!”, convida o padre Loivo Aloísio Kochhann, coordenador do COMIDI (Conselho Missionário Arquidiocesano) e Missionário no Xingu de 2006 a 2014.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo