Pós-Graduação

Pontifício Instituto Teológico oferece curso de especialização em família

Padre Rafael Fornasier comenta os objetivos do curso de especialização em família que está com inscrições abertas; aulas estão previstas para março

Denise Claro
Da redação

Famílias são tema de curso de especialização./ Foto: Gerd Altmann por Pixabay

Estão previstas para começar, em março deste ano, as aulas do Curso de Especialização em Família, concebido pela seção brasileira do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para Estudos sobre as Ciências do Matrimônio e da Família, em parceria com a Universidade Católica do Salvador (BA), por meio do seu Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea e do Curso de Teologia.   

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site novapos.ucsal.br. Como pretende atender interessados de todo o Brasil, o curso será oferecido de forma remota/virtual através da plataforma Google Meet.

O curso tem um duplo caráter tanto teológico-pastoral quanto social-antropológico, mas com uma forte ênfase interdisciplinar proporcionado pela inclusão de disciplinas das áreas humanas e sociais em sua grade curricular.

O objetivo geral do curso é aprofundar e discutir as contribuições das diferentes ciências acerca do matrimônio e da família e suas interfaces, em vista da formação de profissionais aptos a atuarem na promoção da qualidade das relações familiares.

O curso tem duração de 20 meses e acontece quinzenalmente.

Confira
.: Especial Família

Formação

Padre Rafael Fornasier é diretor da seção brasileira do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para Estudos sobre as Ciências do Matrimônio e da Família./ Foto: Canção Nova

O coordenador acadêmico do Curso de Especialização em Família, Padre Rafael Fornasier, explica que a iniciativa nasceu como uma preocupação da seção brasileira do Pontifício Instituto Teológico em oferecer uma formação para quem já é graduado em diversas áreas, no que concerne à temática família que é sempre um tema de atualidade.

“As relações familiares estão sempre na pauta do dia, nos debates, questionamentos, desafios e em todas as áreas como saúde, direito, ciências humanas como um todo, filosofia, antropologia, teologia, pastoral. É um curso que interessa a padres, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas que já tenham uma graduação e queiram fazer uma especialização, para poder justamente receber conteúdo especializado voltado para as questões das relações intra-familiares e extra-familiares, com toda a sociedade.”

O sacerdote ressalta que o curso tem duas ênfases. Uma interdisciplinar, das relações familiares e contextos sociais; e outra um pouco mais teológica, que aborda ciências do matrimônio e da família. Há um tronco comum de disciplinas, que depois se desdobram nessas duas linhas específicas. 

“As disciplinas abordam as temáticas de família em relação à escola, os debates da família hoje no campo do direito, as políticas públicas para a família, a questão da família e a saúde. Temos disciplinas mais fundamentais que trazem a visão de relacionamento familiar, da psicologia, e no campo teológico, disciplinas como antropologia, bioética, direito canônico e em relação à prática pastoral e familiar, em nossas comunidades.”

Para Padre Rafael, a importância de se aprofundar as questões relacionadas ao matrimônio e à família está em ser uma temática de grande atualidade, muito cara a todo ser humano.

“Todo mundo quer família, todo mundo quer ter família. Às vezes, querem formar família de um modo não muito bem pensado, organizado e planejado. Por isso é importante pensar o que é família, qual a definição de família. Com as mudanças econômicas, tecnológicas, políticas, ambientais que invadem o seio da família, é importante definir os papéis e as figuras dentro da família. Pai, mãe presentes, os filhos. É importante as famílias se organizarem bem, uma constituição estruturada da família é o que vai garantir a possibilidade de uma vida um pouco mais saudável.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo