Violência

Paz: Dom Orani e salesianos se pronunciam sobre violência no Jacarezinho

Operação policial na última semana deixou 28 pessoas mortas e provocou um intenso tiroteio, expondo pelo menos 35 mil moradores ao perigo

Da redação, com agências

paz

/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Na última quinta-feira, 6, uma operação policial na favela do Jacarezinho, no Rio, deixou 28 pessoas mortas e provocou um intenso tiroteio, expondo pelo menos 35 mil pessoas ao perigo. 

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, ao tomar conhecimento da notícia que “estarreceu a cidade”, encorajou todos para que se encontre “caminhos de paz e de entendimento para os conflitos”.

Em entrevista ao Vatican News, Dom Orani disse que está rezando pelas famílias enlutadas e lamenta tantas vidas perdidas numa comunidade em que a Igreja também tem atuado através da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e de iniciativas sociais e educacionais. 

“São muitas injustiças, muitos problemas, passando pelo problema da pandemia e também da questão econômica, onde tantos estão desempregados, e ainda se acrescenta a violência. Nós nos unimos a toda cidade para pedir que nós encontremos os caminhos de paz e entendimento, pois é lamentável tudo isso. E ao mesmo tempo que nós rezamos pelos falecidos, nós também continuaremos com a nossa presença ali nessa região – religiosa, social e educacional –, buscando levar as pessoas ao encontro um com outro, com Deus e com um mundo mais justo e mais humano. Lamentamos profundamente esse momento da história dessa cidade, que é classificado como a ação mais letal da história do Rio de Janeiro, e nos unimos a todos aqueles que sofrem: familiares, amigos e conhecidos, e a todos da comunidade de Jacarezinho que passam por esse momento. E, ao mesmo tempo, unimo-nos à cidade toda, e que nós saibamos encontrar os caminhos que nos levam realmente ao entendimento de caminhos de paz. Rezamos e nos unimos para buscarmos soluções pacíficas para os conflitos da grande cidade.”

Salesianos

Desde 1950, os Salesianos de Dom Bosco estão presentes no bairro do Jacarezinho. A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora se soma ao oratório e a uma escola, na missão de atender e amparar as necessidades da comunidade. 

A missão faz parte da Inspetoria São João Bosco, que emitiu uma nota sobre o ocorrido na última semana. 

“Nós nos solidarizamos com a Comunidade do Jacarezinho, da qual nós também fazemos parte e fortalecemos nossos laços de amizade e de solidariedade, fazendo nossas as palavras do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. (…) Que Jesus, o Príncipe da Paz, nos guie, continuamente, na busca da paz e da justiça e que Nossa Senhora Auxiliadora, cuja imagem está presente no alto do templo erguido no bairro do Jacarezinho, olhe, maternalmente, para todos os seus filhos, que bradam e suspiram pela sua intercessão.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo