Entrevista

Para Dom Cláudio, formação espiritual dos padres é fundamental

“Enfatizamos a dimensão espiritual, pois o mundo de hoje, cada vez mais, se torna menos cristão”. Com esta afirmação, o Prefeito da Sagrada Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, comenta o tema central da 47ª Assembleia Geral da CNBB, destacando a importância da Pastoral Vocacional no sentido de orientar e discernir os candidatos ao sacerdócio

Além disso, explica como se dá a fomação nos seminários e como está o número de seminaristas no mundo   

noticias.cancaonova.com – Como deve ser o trabalho de formação junto aos jovens candidatos ao sacerdócio?

Dom Cláudio – Em primeiro lugar, deve acontecer um grande trabalho da Pastoral Vocacional. É um trabalho pastoral é fundamental que, inicialmente, dá aos jovens, adolescentes e até adultos, a oportunidade de falarem e se expressarem sobre o que sentem e desejam para alguém em quem confiem. Depois, no seminário, tem início a formação em si, dividida em quatro dimensões: humana, espiritual, intelectual e pastoral. Todas essas quatro são muito importantes, mas hoje em dia, enfatizamos a espiritual, pois o mundo de hoje, cada vez mais, se torna menos cristão.

noticias.cancaonova.com Qual a importância, portanto, da dimensão espiritual?

Dom Cláudio – Quanto mais avança essa cultura pós-moderna e relativista, mais é necessário que o candidato e, depois o padre, tenha uma sólida formação espiritual para que viva sua fé e vocação com toda alegria, mesmo diante de um mundo que não reconhece esses valores. Depois, vem a questão pastoral, pois ele precisa conhecer o mundo ao qual vai anunciar Jesus Cristo. E este mundo, esta sociedade mudaram muito; e são diversas as culturas, muitas vezes, convivendo simultaneamente. E quanto menos religiosa for uma sociedade, tanto mais o sacerdote precisará conhecer essa cultura. E fazer perguntas, como “por que essa cultura é assim?”, “de onde vem essa nova cultura?”, “e quais são as novas possibilidades para o trabalho pastoral?”. Além disso, é preciso também que se conheça a cultura, porque somos um pouco fruto dessa cultura. E se conhecemos bem a cultura, vamos evangelizar bem.

noticias.cancaonova.com Dentro da formação presbiteral, como será  trabalhada a Missão Continental?

Dom Cláudio – Hoje em dia, se torna também muito necessária a formação missionária pois, no Brasil e em toda América Latina, estamos trabalhando muito com a missão continental. Ela não quer ser apenas um rápido momento de 40 dias de missão, mas quer estruturar uma forma de ser e atuar da Igreja na América Latina.

noticias.cancaonova.com O número de seminaristas tem crescido no mundo?

Dom Cláudio – Podemos dizer que houve um aumento no número de seminaristas no mundo, porém este quantitativo não é de forma igual em todos os países. Em algumas regiões, o número cresceu muito e, em outros, tem reduzido cada vez mais. Nos lugares onde o número vem reduzindo, se faz necessário um trabalho muito mais efetivo, pois Deus não se deixa vencer em generosidade, quando pedimos e trabalhamos. Jesus ensinou aos discípulos que rogassem ao Pai por mais operários para Sua messe. Portanto, sempre devemos pedir ao Senhor que envie mais vocações e o Pai sempre está disposto a despertar as vocações, no número suficiente que a Igreja precisa. Contudo, parece que, às vezes, não há resposta, pois as pessoas chamadas não têm coragem de responder ou não há quem as ajude a ter essa coragem. Aí entra novamente, a questão da Pastoral Vocacional. É necessária também uma seleção rigorosa no tempo de discernimento, além de uma formação exigente neste momento. Aparentemente, podemos pensar que iremos ter menos jovens ingressando nos seminários e, consequentemente, menos padres. Mas é exatamente o contrário, pois teremos melhores e mais padres identificados com o seu próprio ideal.

Leia mais
.:
Dom Sérgio antecipa alguns itens do novo documento
.: CNBB dedica Celebração Eucarística aos bispos eméritos
.: Aprovado novo documento sobre formação dos padres

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo