Coluna da semana

Padre reitera necessidade de cuidar do meio ambiente

O respeito à natureza tem importância ética, afirma padre Mário ao refletir, no artigo deste mês, sobre a importância de preservar o meio ambiente

Padre Mário Marcelo Coelho, scj
Doutor em Teologia Moral

Cuidar da Natureza

“E como ficar indiferentes diante das perspectivas de um desequilíbrio ecológico, que torna inabitáveis e hostis ao homem vastas áreas do planeta”? (Papa João Paulo II).

A natureza foi dada por Deus a todos, constituindo o seu uso uma responsabilidade que temos para com os pobres, as gerações futuras e a humanidade inteira. A natureza está à nossa disposição, não como “um monte de lixo espalhado ao acaso”, mas como um dom do Criador que estabeleceu os seus ordenamentos naturais dos quais o homem há de tirar as devidas orientações para a “conservar e cultivar” (Gn 2,15).

Aconteceu, no mês de julho de 2015, no Vaticano, uma conferência promovida pelas Academias Pontifícias da Ciência e das Ciências Sociais sobre as “mudanças climáticas e as novas formas de escravidão”. Duas emergências sociais às quais se refere o Papa Francisco na sua Encíclica Laudato Si. Ao todo, o Papa Francisco reuniu mais de 70 autarcas vindos de todo o mundo. Do Brasil, compareceram os prefeitos de sete capitais: Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB); São Paulo, Fernando Haddad (PT); Porto Alegre, José Fortunati (licenciado do PDT); Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB); Salvador, ACM Neto (DEM); Curitiba, Gustavo Fruet (PDT); e Goiânia, Paulo Garcia (PT).

Leia também
.: Papa pede que prefeitos adotem visão da “periferia ao centro”
.: Papa e prefeitos assinam declaração sobre clima e escravidão

O Santo Padre se fez presente discursando aos participantes. O Papa afirmou que “essa atitude de cuidar do ambiente não é uma atitude verde, é muito mais; cuidar do ambiente significa uma atitude de ecologia humana, a ecologia é total, é humana”. Nesse sentido, ele reforçou a ideia de que a Laudato Sí não é uma encíclica verde, mas uma encíclica social, “porque da vida social dos homens não podemos separar o cuidado com o ambiente, que é uma atitude social”.

Igreja e meio ambiente

A Igreja sente a necessidade de cuidar da criação e deve fazer valer essa responsabilidade também para a sociedade em seu todo. Ao fazê-lo, não tem apenas de defender a terra, a água e o ar que pertencem a todos, mas deve, sobretudo, proteger o homem da destruição de si mesmo (ecologia humana). Quando a “ecologia humana” é respeitada dentro da sociedade, beneficia também a ecologia ambiental. Para o Papa Francisco, “quando falamos de ‘meio ambiente’, fazemos referência também a uma particular relação entre a natureza e a sociedade que a habita. Isso nos impede de considerar a natureza como algo separado de nós ou como uma mera moldura da nossa vida. Estamos incluídos nela, somos parte dela e compenetramo-nos (Laudato Si, 139).

O tema apresentado está estreitamente associado aos deveres que nascem do relacionamento do homem com o ambiente natural. O respeito à natureza tem importância ética. O problema ecológico é global, atinge a totalidade humana e pode tornar-se uma ameaça à sobrevivência da humanidade. O nosso comportamento individual e/ou comunitário tem efeito direto na totalidade da comunidade humana. A interdependência dos organismos vivos é um alerta para a responsabilidade maior do ser humano racional em relação à totalidade.

Leia também
.: Cardeal Hummes comenta mensagens do Papa sobre meio ambiente
.: Veja oito mitos sobre o meio ambiente, segundo a Caritas
.: Encíclica do Papa sobre meio ambiente

A promoção da vida humana é o valor moral básico, ou seja, o critério referencial para a avaliação ética dos comportamentos; portanto, o ser humano vive dentro de um contexto ambiental, de uma totalidade cósmica. Preservar o meio ambiente é condição essencial de sobrevivência da humanidade; existe uma íntima interdependência entre os organismos vivos. O Papa João Paulo II, em sua mensagem para a jornada mundial da paz de 1990, afirma que a existência de uma crise ambiental deve ser vista pela perspectiva de uma “profunda crise moral, da qual a deterioração ambiental é um dos aspectos mais preocupantes”.

O Papa Francisco, durante o encontro com os autarcas, também se referiu ao fenômeno do crescimento desmedido das cidades baseado em fenômenos migratórios que comportam consequências negativas de exclusão. Esses fatores, juntamente com a idolatria da tecnocracia, têm levado à falta de trabalho e ao desemprego. Disso surgem os problemas do trabalho sem contrato e das novas formas de escravidão, que se transformam em formas de sobrevivência: “… são fontes de trabalho para poder sobreviver…”.

O Santo Padre terminou o seu discurso pedindo o contributo dos presentes, para que o verdadeiro trabalho de difusão de uma consciência ecológica venha da periferia para o centro das decisões: “A Santa Sé ou um país pode fazer um belo discurso nas Nações Unidas, mas se o trabalho não é feito das periferias para o centro não tem efeito”.
Na Encíclica Laudato Si, no número 160, pergunta o Papa Francisco: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer? Essa pergunta não toca apenas o meio ambiente de maneira isolada, porque não se pode pôr a questão de forma fragmentária. Quando nos interrogamos acerca do mundo que queremos deixar, referimo-nos sobretudo à sua orientação geral, ao seu sentido, aos seus valores”.

Confira também
.: Papa institui Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

Cuidado com o meio ambiente

Os projetos para um desenvolvimento humano integral não podem ignorar o futuro da humanidade, mas devem ser animados pela solidariedade e a justiça entre as gerações, tendo em conta os diversos âmbitos: ecológico, jurídico, econômico, político e cultural (Caritas in Veritate, 48). Devemos, porém, sentir como responsabilidade o dever de entregar a terra às novas gerações num estado tal que também elas possam dignamente habitá-la e continuar a cultivá-la. Os deveres que temos para com o ambiente estão ligados com os deveres que temos para com a pessoa considerada em si mesma e em relação com os outros; não se podem exigir uns e espezinhar os outros (Caritas in Veritate, 51).

Percebe-se hoje maior interesse pela sensibilidade ecológica, mas é ainda pouco para mudar os hábitos danosos de consumo, que não parecem diminuir; antes, expandem-se e desenvolvem-se com o crescimento econômico de alguns países. Para que aconteça, de fato, a mudança de hábitos que destroem o meio ambiente, é preciso de uma “conversão ecológica”. “A conversão ecológica, que se requer para criar um dinamismo de mudança duradoura, é também uma conversão comunitária” (Laudato Si, 219).

Hoje, torna-se mais urgente o alerta do Papa João Paulo II: “Perante a difusa degradação do ambiente, a humanidade já se vai dando conta de que não se pode continuar a usar os bens da terra como no passado. A opinião pública e os responsáveis políticos estão preocupados com isso; e os estudiosos das mais diversas disciplinas debruçam-se sobre as causas do que sucede. Está assim a formar-se uma consciência ecológica, que não deve ser reprimida, mas antes favorecida, de maneira que se desenvolva e vá amadurecendo até encontrar expressão adequada em programas e iniciativas concretas”.

Na encíclica Laudato Sí,117, o Papa Francisco manifesta certa inquietação quando fala: “Falta de preocupação por medir os danos à natureza e o impacto ambiental das decisões é apenas o reflexo evidente do desinteresse em reconhecer a mensagem que a natureza traz inscrita nas suas próprias estruturas. Quando, na própria realidade, não se reconhece a importância dum pobre, dum embrião humano, duma pessoa com deficiência, dificilmente se saberá escutar os gritos da própria natureza. Tudo está interligado. Se o ser humano se declara autônomo da realidade e se constitui dominador absoluto, desmorona-se a própria base da sua existência, porque em vez de realizar o seu papel de colaborador de Deus na obra da criação, o homem substitui-se a Deus, e, desse modo, acaba por provocar a revolta da natureza”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo