Liturgia

Padre orienta a como viver bem o Advento em tempo de pandemia

Advento é o tempo litúrgico de preparação para o Natal

Denise Claro
Da redação

Coroa do Advento./ Foto: Theocrazollara, pixabay

Neste domingo, 29, a Igreja celebra o primeiro domingo do Advento. O tempo de Advento é, na Igreja, o período litúrgico em preparação para o Natal. É também o início do ano litúrgico, que vai do primeiro domingo do Advento até a 34ª semana do tempo comum.

A organização dos tempos litúrgicos pela Igreja tem em vista a celebração e a vivência de um modo digno e adequado dos mistérios de Cristo. A encarnação, o nascimento de Jesus, Sua Páscoa, ascensão, pentecostes, e a expectativa de Sua vinda são celebrados ao longo de todo o ano.

Padre Alexandre Mothé dá dicas para viver bem o advento em meio à pandemia./ Foto: Arquivo Pessoal

Padre Alexandre Mothé, da Diocese de Campos dos Goytacazes (RJ), lembra que o documento conciliar do Concílio Vaticano II sobre a liturgia afirma que, com essa recordação, a Igreja oferece aos fiéis as riquezas das obras e merecimentos de Cristo, e faz com que os mistérios sejam atualizados, trazidos para o tempo presente.

Sobre o Advento: é um tempo que faz parte de um grande ciclo, o ciclo do Natal: “Advento significa vinda, chegada. Nós católicos nos preparamos para a chegada de Jesus. É Ele quem já está às portas.”

O sacerdote explica que esta espera da chegada de Jesus no Advento tem dois significados importantes: o primeiro é a chegada do menino Deus, que se encarnou para dar aos homens a salvação; o segundo se refere à Sua Vinda definitiva, o que a teologia vai chamar de Advento escatológico.

“Além de nos prepararmos para receber Jesus que vai nascer, devemos nos preparar para Jesus que virá gloriosamente no fim dos tempos. Esses são os dois enfoques deste tempo litúrgico que é o Advento. Até o dia 16 de dezembro, as leituras vão nos recordar de Jesus que vem na glória. Na segunda parte, nosso coração é voltado para o Natal do Senhor”, diz.

Expectativa e preparação

No tempo do Advento, os fiéis devem viver essa expectativa da vinda de Jesus, portanto, é necessária também uma preparação.

“Por isso que o tempo do Advento é um tempo de alegria e penitência. Um tempo de preparação onde somos exortados à vigilância, à oração. Jesus virá um dia, e nós não sabemos quando será este dia. Portanto, precisamos estar sempre preparados”, explica padre Alexandre.

É por causa do sentido da penitência também a cor litúrgica do Advento, que é a cor roxa. “A cor roxa nos ajuda a entrar nessa espiritualidade de cunho penitencial. Precisamos nos penitenciar, endireitar os caminhos, para que Jesus possa chegar e nos encontrar prontos.”

O tempo do Advento dura quatro semanas. Um dos símbolos muito fortes é a coroa do Advento, em que cada uma das velas é acesa a cada um dos domingos do tempo litúrgico. O sacerdote afirma que, dessa forma, o coração dos fiéis vai se enchendo de expectativa, a cada vela acesa. As luzes das velas recordam também a parábola das virgens prudentes, e lembram aos fiéis de que precisam estar preparados, atentos, e não dormindo, quando o Senhor chegar.

“Assim, nossa expectativa vai aumentando, a cada vela acesa, da chegada de Nosso Senhor. Isso nos lembra também de mantermos, como na parábola das virgens prudentes, nossas velas acesas, para que quando o Senhor chegar, estejamos preparados”.

Advento e pandemia: dicas para viver bem

Na decoração, não podem faltar os símbolos cristãos, como o presépio./ Foto: Articgoneape por Pixabay

Em um ano atípico, de pandemia, em que muitos no Brasil estão confinados desde março, desanimados, o Natal chega como um tempo de esperança, alegria, expectativa de dias melhores.

“É certo que vamos celebrar o Advento neste ano de maneira diferente, mas não menos especial. É importante que encontremos maneiras de vivenciar a nossa fé enquanto aguardamos o nascimento do Menino Jesus. Algumas pessoas já podem participar das celebrações de modo presencial, mas quem não pode, vai ter maneiras de vivenciar de modo também muito profundo.”

Padre Alexandre dá dicas especiais para este ano. A primeira é a oração em família da Novena de Natal, que pode ser comprada ou baixada pela internet. “Há tantos anos a novena existe, mas neste ano vai ter mesmo que ser feita em família, com os que moram conosco, nosso núcleo familiar. É um gesto de piedade muito importante.”

A segunda dica é a decoração de Natal feita nos lares, que pode ajudar ainda mais as famílias neste ano a entrarem no mistério do que é celebrado. Porém, o sacerdote lembra que é necessário que os itens de decoração sejam compostos dos símbolos cristãos: “Em meio a tantos símbolos que nos remetem ao comércio, às festas, não podem faltar na casa das famílias cristãs os símbolos cristãos, velas acesas, mas sobretudo o presépio, ou ao menos o menino Jesus na manjedoura. Porque Ele é o centro do Natal.

A terceira dica do religioso para o Advento deste ano é vivenciar de maneira concreta a solidariedade. “De muitas formas podemos ajudar os irmãos. Estamos isolados fisicamente, mas nunca espiritualmente. Temos que nos preocupar e nos compadecer, e ajudar os mais necessitados. Arrecadações são muito comuns. Não deixe de ajudar e manifestar sua solidariedade.”

Por último, padre Alexandre nos convida a deixarmos de lado o consumismo que toma conta deste período. Antes mesmo do início do tempo litúrgico, lojas, shoppings e o ambiente virtual são convidativos, e podem dispersar e tirar o sentido verdadeiro deste tempo.

“Jesus nasceu na simplicidade, e sua mensagem não tem nada a ver com o consumismo. Vamos aproveitar esta pandemia para refletir o que é realmente importante e essencial na nossa vida. O tempo do Advento nos recorda que nossa vida é breve, que precisamos de conversão e que só temos o hoje para nos preparar, reconciliar-nos com os outros e com Deus através da confissão. É o tempo adequado para uma revisão de vida”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo