12 de Outubro

Padre Omar comenta preparativos para os 90 anos do Cristo Redentor

Monumento ao Cristo Redentor completa 90 anos em outubro

Denise Claro
Da redação

Monumento ao Cristo Redentor completa 90 anos no próximo dia 12 de outubro / Foto: Imagem de Andreluiz Cunha por Pixabay

Em 2021, o monumento ao Cristo Redentor, localizado no Morro do Corcovado, maior símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil, completará 90 anos. De hoje até a data, são exatos nove meses de celebração e preparação para a grande festa. Desde que foi inaugurado, o Monumento sempre se destacou no cenário nacional e internacional como símbolo e porta de entrada do turismo brasileiro, maior monumento em art déco do mundo e Santuário católico.

Monumento ao Cristo Redentor tem 38 metros de altura./ Foto: acervo do Santuário do Cristo Redentor.

O monumento tem 38 metros de altura, sendo 30 do corpo do Cristo e 8 do pedestal. O Cristo Redentor equivale a um prédio de 13 andares. Além disso, o cume em que está localizado tem 710m de altitude. Quem visita o Cristo tem uma visão ampla dos principais pontos do Rio de Janeiro.

A importância do monumento foi reconhecida por autoridades e órgãos internacionais. Em 2005, a estátua foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2007, o Cristo foi eleito uma das sete maravilhas do mundo. Ao longo desses 90 anos, músicos e artistas fizeram referência ao monumento, e foi ao visitar o Cristo Redentor que o Papa João Paulo II afirmou, em 2 de julho de 1980 “Se Deus é brasileiro, o Papa é carioca”.

Simbolismo

A vocação original da estátua do Cristo Redentor é a comunicação do Evangelho. Quando o padre Pierre Marie Boss concebeu o monumento, no século XIX, ele imaginava uma estátua de Jesus que pudesse anunciar sua mensagem em todas as línguas e linguagens, ao grande e ao pequeno, ao sábio e ao analfabeto: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida’ (Jo 14,6). A ideia era erguer no alto do Monte Corcovado um símbolo universal, afirma o site oficial da Arquidiocese do Rio.

O Cristo Redentor é uma obra que expressa o sentimento e a benção do povo brasileiro, se adequando perfeitamente à paisagem. O Monumento foi concebido como expressão da divindade de Jesus Cristo e das riquezas do seu Mistério Pascal. “É por isso que se chama Cristo Redentor do Corcovado”, explica o site oficial do Santuário. A partir desta realidade, o Monumento tem cinco grandes significados religiosos: a Eucaristia, a Cruz, a Ressurreição, o Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Aparecida.

Em sua capela, há a presença da Eucaristia. O Cristo vivo sacramentalmente, em corpo e sangue, alma e divindade, é o verdadeiro coração do Monumento. Para os católicos, o próprio Monte Corcovado aponta para o Santíssimo Sacramento. A capela é a mais forte referência religiosa do Monumento, pois seu sacrário conserva viva a presença de Jesus.

Se a Eucaristia é a mais forte referência religiosa do Monumento, sua forma em cruz é o sinal mais visível para quem o observa de longe. A cruz é um símbolo do cristianismo. O Brasil é a “Terra da Santa Cruz”.

O encontro entre Jesus e o homem se dá de maneira especial mediante o sofrimento. E depois do sofrimento vem a ressurreição. Essa verdade está expressa pela cruz do Monte Corcovado. Ela é o próprio Cristo ressuscitado, de braços abertos, trazendo nas mãos as marcas da crucificação.

O coração esculpido no peito do Cristo Redentor é singelo, mas de enorme significado. A devoção ao amor de Deus é fundamental para a vida cristã. São João Evangelista escreveu: “Deus é amor” (1 Jo 4,8.16).

Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil. A ela é dedicada a capela aos pés do Cristo Redentor, ornada com uma réplica de sua imagem, encontrada de forma milagrosa nas águas do Rio Paraíba, em outubro de 1717.

Comemorações

Rosto do Cristo Redentor, na época da construção./ Foto: acervo do Santuário do Cristo Redentor

A comemoração oficial de tudo o que o Cristo representa para o povo brasileiro e para o mundo acontecerá no seu aniversário, em 12 de outubro. Uma grande festa está sendo preparada. Apesar de o calendário das atividades ainda estar sendo montado, a restauração do Cristo já começou.

Na celebração dos 90 anos, o Cristo Redentor pretende deixar um legado socioambiental, com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na área cultural, vai reafirmar a contribuição para a formação intelectual e o fortalecimento da história da cidade e do país, atuando na educação dos cidadãos. Administrado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor mostra que o significado da existência do monumento vai muito além do turismo: ele é um Santuário, um local sagrado que recebe peregrinos do mundo inteiro, e, desde a construção, é o símbolo nacional de Fé e Esperança.

“Nosso calendário está sendo elaborado de forma muito especial e ao mesmo tempo visando atender a toda a sociedade, para que todo o povo brasileiro possa participar de forma integral deste grande acontecimento. Certamente, após o período pandêmico, após a vacinação de todo o povo brasileiro vamos poder estabelecer uma nova relação, retomar inúmeras atividades e mais do que nunca a função social e cultural do Cristo Redentor será expandida em torno de muitas necessidades que a cada dia têm se apresentado para nós.”, afirma o reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo.

Leia também
.: Iniciada a preparação para a celebração dos 90 anos do Cristo Redentor
.: Cristo Redentor acolhe primeiro grande tributo às vítimas da Covid- 19

Ação Social

O sacerdote explica que, neste período, inúmeras pessoas em situação de vulnerabilidade social têm procurado a instituição.

“Graças a Deus e à generosidade de muitas campanhas vinculadas ao Cristo Redentor, estamos conseguindo trazer soluções, insumos, recursos de toda espécie para colaborar na manutenção das pessoas em necessidade. Para tal, o calendário do Cristo Redentor deste ano que será marcado além do calendário próprio do Santuário irá integrar muito bem as diversas frentes nas quais o Cristo Redentor atua. O desenvolvimento sustentável, ou seja, essa tríplice relação das ações de meio ambiente, economia e ao mesmo tempo vendo a perspectiva da assistência social”.

Restauração

O “Projeto de Restauro Cristo 90 anos” promove a restauração e manutenção do Monumento ao Cristo Redentor em preparação ao aniversário de 90 anos. A fase inicial começou com a realização dos levantamentos necessários para subsidiar os diagnósticos que serão a base para tratamento e conservação do Monumento.

Os objetivos específicos são, através dos levantamentos e análises técnicas, identificar os agentes que colocam em risco a integridade do monumento, elaborar projetos complementares estruturais, de instalações, do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas e de programação visual, com tratamento preventivo, e trabalhar em parceria com instituições de ensino e pesquisa que realizam estudos semelhantes às demandas encontradas no Cristo Redentor.

O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar, formada por aproximadamente 40 profissionais, dentre eles engenheiros estruturais, elétricos, de segurança, geólogos, arquitetos, mestres, técnicos em escaneamento 3D, alpinistas, pedreiros e escultores.

12 de Outubro

Dom Orani e Padre Omar Raposo na Missa de abertura das comemorações, em outubro de 2020./ Foto: Arquidiocese do Rio

A festa em outubro está sendo preparada para 8 dias de celebração, com quermesse, atrações musicais, espetáculos, e até um desfile alegórico. Além disso, ações estão previstas para todo o ano como exposições, corrida de rua, restauração de Capelas, Seminário, mutirão de limpeza, concerto, e atendimentos à população.

“Estamos preparando o calendário cultural marcado por shows e atividades inúmeras, tanto no Brasil como fora do Brasil. Teremos o Cristo iluminado, recebendo várias projeções. Grandes homenagens vão acontecer, e de modo especial a Celebração da Eucaristia. A nossa alegria é poder integrar ao máximo a nossa relação de carinho, afeto e amor do nosso monumento em relação ao povo brasileiro. Vamos em frente, com alegria, rumo a essa grande festa no mês de outubro, quando o Cristo Redentor completará 90 anos”, conclui Padre Omar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo