Dicastério

Padre Brasileiro recebe nomeação do Papa Francisco

Padre João Chagas foi nomeado pelo Papa Francisco como chefe de Departamento do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. 

Da Redação, com Vatican News

Padre João Wilkes Rebouças Chagas, chefe de departamento no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida / Foto: Reprodução Comunidade Católica Shalom

 

Neste sábado, 30, o Papa Francisco nomeou o Padre Brasileiro João Wilkes Rebouças Chagas, como Chefe de Departamento do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. 

A nova atribuição faz parte da série de nomeações ocorridas neste sábado, e dentre elas há duas pessoas de língua portuguesa: O cardeal José Tolentino de Mendonça, que além de arquivista e bibliotecário da Santa Romana Igreja, agora também é membro da Congregação das Causas dos Santos.

O sotaque brasileiro no dicastério

Nomeado Chefe de Departamento no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o padre João Chagas já foi responsável pelo Setor de Juventude. O setor acompanha todo o âmbito da pastoral juvenil, inclusive da organização das JMJs, as Jornadas Mundiais da Juventude.

Sobre a nomeação do Papa Francisco o Pe. João disse acreditar que essa nomeação venha a reforçar sobretudo, a importância da pastoral juvenil. A juventude, a pastoral juvenil, é uma prioridade pastoral epocal para a Igreja. 

“O que essa nomeação significa para além disso? Ainda preciso conversar melhor com os meus responsáveis e, no dia a dia, ir entendendo” afirmou padre João.

Padre João Chagas ainda reforçou que Jesus se dá como sentido das nossas vidas, e de cada realidade nova que vai acontecendo na nossa história.  

Ao indicar que caminhar juntos é importante, o padre recém nomeado concluiu seu pensamento:

“Acho que o nosso caminho, e o caminho que eu procuro fazer também com os responsáveis nacionais de Pastoral Juvenil de todo mundo é esse caminhar juntos, esse caminho sinodal, de caminhar juntos para deixar Jesus se colocar no nosso meio” 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo