Papa nomeia

Padre brasileiro é nomeado para Comissão Teológica Internacional

Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira vai integrar a Comissão no quinquênio de 2014 a 2019

Rádio Vaticano

O Papa Francisco nomeou terça-feira, 23, novos membros para a Comissão Teológica Internacional e renovou o mandato de outros. A atual Comissão, ativa de 2014 a 2019, terá um novo membro brasileiro: monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira.

Natural de Cidade Gaúcha, região de Umuarama (PR), monsenhor Catelan foi ordenado padre em fevereiro de 2005 e é assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Estudou na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP), nos anos 2000-2002. Fez Mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – Instituto de Direito Canônico, no Rio de Janeiro, em 2007, e Doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália, nos anos 2009-2011.

Por já ter cumprido dois mandatos quinquenais (de 2004 a 2014) como membro, padre Geraldo Luiz Borges Hackmann, 63, deixa de ser membro da Comissão. Padre Geraldo, que em 2007 participou da Conferência de Aparecida como perito nomeado pelo Papa, atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Porto Alegre (RS), membro da Comissão Teológica da Arquidiocese de Porto Alegre e consultor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.

A primeira reunião dos novos membros será na plenária de 1 a 5 de dezembro, quando serão decididos os três temas aos quais a Comissão deverá se dedicar nos próximos anos.

A tarefa da Comissão é ajudar a Santa Sé e, em particular, a Congregação para a Doutrina da Fé, no exame de questões doutrinais de maior importância. Seu Presidente é o Cardeal Gerhard Ludwig Müller e o secretário-geral é padre Serge-Thomas Bonino, O.P.

A Comissão se compõe de no máximo 30 membros, teólogos e teólogas de diversas escolas e nações, eminentes por ciência e fidelidade ao Magistério da Igreja.

O site www.cti.va traz todos os documentos publicados pela Comissão, em dez ou mais línguas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo