Suspeita de ebola

Paciente com suspeita de ebola chega ao Rio de Janeiro

Suspeito de infecção por ebola foi transferido de Cascavel (PR) para a capital fluminense. Paciente segue em isolamento total

Da Redação, com Agencia Brasil

ebola

Simulações foram feitas no Brasil e em vários países para preparar cuidado com pacientes infectados pelo Ebola / Foto: Agência Brasil

Chegou ao Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 10, o paciente suspeito de infecção por ebola. Ele já está no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, que funciona dentro da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, referência nacional para casos de ebola. O homem, de 47 anos, desembarcou no Brasil, dia 19 de setembro, vindo da Guiné, com escala em Marrocos.

Ele relatou que nos dois últimos dias teve febre. Até o início da noite desta quinta-feira, 9, estava subfebril e não apresentava hemorragia, vômitos ou quaisquer outros sintomas. Está em bom estado geral e é mantido em isolamento total.

Por estar no 21º dia, limite máximo para o período de incubação da doença, foi considerado caso suspeito, seguindo os protocolos internacionais.

A Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África. O ebola só é transmitido por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados.

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, concedem, ainda hoje, às 10h, uma entrevista coletiva referente ao caso.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo