Baixas temperaturas

Onda de frio chega ao Brasil e deve permanecer nos próximos dias

Até 1º de agosto, onda de frio intenso deve trazer temperatura negativa em alguns locais, além de neve

Da redação, com agências

A geada já chegou à cidade de Paraí, na Serra Gaúcha / Foto: Salvador Guarese – CN

A onda de frio intenso prevista nos últimos dias começou a se manifestar no Brasil nesta quarta-feira, 28. A região sul já registrou geada e neve em algumas localidades. 

De acordo com nota técnica do Sistema Nacional de Meteorologia (SMT) desta terça-feira, 27, até o dia 1º de agosto partes do Brasil passarão por uma onda intensa de frio. Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte do Brasil serão as partes mais atingidas por esta forte onda de frio.

As terras gaúchas e Santa Catarina, ao sul do país, podem chegar a registrar -9ºC e -10ºC, respectivamente. Segunda a agência meteorológica MetSul, as temperaturas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina “devem figurar entre as mais fortes da história recente” dos estados.

No período entre quarta-feira, 28, a sexta-feira, 30, a temperatura deve ficar entre 10°C e 15°C abaixo do que é esperado nesta época do ano no Centro-Sul do país, segundo a MetSul.

O frio mais intenso e as quedas de temperaturas serão perceptíveis no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas, informou a agência Climatempo.

Ciclone extratropical

O SMT aponta que o responsável por esta queda brusca de temperatura é um ciclone extratropical. Na Região Sul, este fenômeno provocará a intensificação de umidade na Campanha Gaúcha e áreas serranas de divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Para o Sudeste, mantém-se a previsão que os dias mais críticos em termos de menores temperaturas mínimas e máximas, serão entre esta quinta-feira, 29, e sexta-feira, 30 (mínimas entre -2°C e -5°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre SP e MG e máximas abaixo de 15°C em parte da Região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo