Itaici

O Evangelho tem respostas para os desafios atuais, diz Bispo

“Problemas como a violência, fome e corrupção podem ser combatidos com a evangelização”, afirmou o Bispo de Goiás (GO) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, Dom Eugênio Rixen, na coletiva de imprensa desta tarde, 23, que abordou a formação presbiteral e iniciação cristã. Estiveram presentes, também, o Bispo de Santarém (PA) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom Esmeraldo Barreto de Farias e o Bispo de Rio Grande e presidente do Regional Sul 3, Dom José Mário.

Dom Eugênio enfatizou que a mensagem do Evangelho tem muito a dizer ao homem moderno, que a Palavra de Deus traz propostas concretas e, em si, revolucionárias, baseadas na mensagem de amor deixada por Cristo. “Jesus pede para ‘amar nossos inimigos’, diz que ‘Ele veio para servir e não ser servido’, que ‘temos que amar como Ele amou’, e ‘amar até o fim’, fala dos pobres, dos últimos e dos pequenos”.

O Bispo falou ainda que, diante dos desafios atuais, poucas pessoas refletem estes problemas a partir da proposta do Evangelho, e que temos que nos questionar de como podemos agir diante de tais situações como cristãos. “Quem é catequizado é convidado a fazer as mesmas opções que Jesus Cristo”, apontou.

Veja mais fotos no Flickr

“Como formar discípulos de Jesus Cristo dentro desta realidade?”, indagou Dom Eugênio, que revelou que o essencial é que todos tenham uma “verdadeira experiência com Jesus Cristo”, e destacou as palavras de Bento XVI que dizem “a religião é um acontecimento: se apaixonar por Jesus.Todo o resto é consequência”.

Formação dos presbíteros

Dom Esmeraldo, que faz parte da equipe responsável pela revisão do Documento 55 da CNBB, Diretrizes básicas da Formação dos Presbíteros na Igreja do Brasil, em vigor desde 1995, tema da 47ª Assembléia dos bispos, explicou os andamentos dos trabalhos e destacou que, conforme pedido da Santa Sé, a cada seis anos o documento passa por uma atualização. Este período foi prolongado por causa da Conferência de Aparecida e, por isso os bispos, este ano, estão empenhados neste trabalho.

Em junho de 2008, a CNBB institui uma comissão para fazer esta revisão e até o final da assembléia, no dia 1º de maio, deve sair o texto final, com as novas diretrizes para a formação presbiteral.

Dom Esmeraldo explicou que o segundo texto, com as considerações dos demais bispos, foi entregue, esta manhã, para ser discutido em grupos e, o resultado dos trabalhos será apresentado em plenária. Estas revisões serão feitas várias vezes, acolhendo as sugestões e reflexões dos bispos, e só então, na próxima semana, o texto será colocado para votação final e possível aprovação pela assembléia.

Leia mais

.: “Ser padre e formador dos futuros presbíteros é dom de Deus”
.: “A formação termina com a morte”, destaca Dom Sérgio
.: Assembleia da CNBB pode ser acompanhada pelo Twitter 

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo