Dicas

Nutricionista indica alimentação adequada para o período do verão

Vegetais, frutas e legumes devem integrar o cardápio de quem quer manter a saúde na nova estação

Thiago Coutinho
Da redação

Alimentos leve são os mais indicados para o verão / Foto: Silviarita por Pixabay

O verão 2019 começou oficialmente no dia 22 de dezembro. Com a mudança na temperatura, geralmente mais elevada, também a alimentação costuma sofrer uma modificação, passando a contar com alimentos mais leves na dieta. Qual seria a alimentação mais adequada para manter-se alimentado, hidratado e saudável?

Segundo a nutricionista Juliana de Paula Santos Querido, especialista em nutrição funcional, alguns alimentos são essenciais para que se possa manter uma boa saúde nos meses que compreendem o verão. “Beber bastante água, chás sem açúcar, vegetais, legumes, ovos, frutas. Porém, o ideal é não abusar em opções gordurosas e calóricas, para que o corpo consiga se manter em equilíbrio”, recomenda.

À noite, os cuidados com o que se come também devem continuar. Comidas leves, de baixo valor calórico, são as ideais. “Como teremos um gasto calórico menor que durante o dia, e principalmente pela digestão, que pode ficar comprometida durante a noite de sono se comermos em excesso”, adverte.

Leia também
.: Vida saudável começa pela alimentação, explica nutricionista

Hidratado

É fundamental que o corpo esteja hidratado durante o verão. Juliana aconselha que sejam ingeridos, pelo menos, dois litros de água por dia. “A hidratação deve estar presente todos os dias, independente da época do ano”, orienta. “O ideal é fazer um cálculo de 35ml por quilo de peso. Mas se formos considerar no geral, seriam dois litros por dia, pelo menos”.

Bebidas quentes não fazem mal ― mas o que se adiciona a elas, sim. “Não há nenhum efeito negativo no organismo se consumimos bebidas quentes, mas sim pelo que adicionamos nessas bebidas, como, por exemplo, açúcares, adoçantes e achocolatados”.

Atividades físicas

Os exercícios físicos, sejam eles intensos ou não, consomem mais energia do corpo. Por isso, devem ser feitos aliados a uma boa alimentação. “Cada indivíduo é único e tem sua necessidade e limite específicos. Por isso, precisamos estar em dia com exames médicos e com a alimentação, para que nosso corpo consiga ter suporte para práticas de atividades físicas em qualquer estação do ano”, pondera Juliana.

Patrícia de Andrade Gonçalves Lemos, empresária que há quatro anos chegou a pesar 122 quilos, passou por uma mudança drástica em seu estilo de vida ― ou, em suas palavras, decidiu “descascar e cozinhar mais e abrir menos pacotes”. “O maior erro das pessoas é encarar o mês inteiro do Natal como uma exceção e aí abrem mão do estilo de vida saudável do dia primeiro até depois do Ano Novo”, observa. “Sigo minha rotina normal, com meus exercícios e dietas, e abro minha exceção na ceia ou no almoço, porque sei que terei oportunidades para comer aquilo de novo, não será a última vez”, reitera.

A nutricionista aconselha que sejam inseridos alimentos como vegetais, legumes, raízes, ovos, frutas, fibras, antes do treino. “Mas consulte seu nutricionista para saber sua real necessidade das opções corretas, e quantidades adequadas”, finaliza.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo